Elen Viana – Rios de Notícias
MANICORÉ (AM) – Uma embarcação que transportava 1,2 tonelada de alimentos foi saqueada no rio Madeira na noite dessa quinta-feira, 5/9, nas proximidades do município de Manicoré, a 347 quilômetros de Manaus.
O roubo da mercadoria começou por volta das 22h de quinta-feira e só terminou ao amanhecer desta sexta-feira, 6, quando a polícia chegou ao local, fazendo com que os saqueadores fugissem em barcos e lanchas.
Segundo informações da Marinha do Brasil, a balsa navegava próxima à cidade devido à baixa visibilidade e à seca dos rios. A tripulação havia parado para o descanso noturno, momento em que os moradores da região iniciaram o roubo da mercadoria.
Leia mais: PF prende homem com 34 kg de drogas no aeroporto de Manaus
Em entrevista à rádio local, o dono da balsa, Akel Correia, afirmou que os saqueadores deixaram mensagens com ameaças, alegando que o ataque foi uma resposta às operações da Polícia Federal contra o garimpo no rio Madeira.
De acordo com os tripulantes, eles foram rendidos e ameaçados de morte. Caso resistissem, a embarcação seria incendiada. Havia 10 tripulantes na balsa, enquanto os saqueadores passavam de 100 pessoas.
A balsa vinha de Porto Velho e transportava alimentos para abastecer outras cidades. Entre os itens saqueados estavam açúcar, óleo, trigo, farinha e ração para animais.