Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta terça-feira, 26/3, iniciou a viagem de três dias do presidente francês Emmanuel Macron pelo Brasil. Ele estava a caminho da Ilha do Combu, no Pará acompanhado do presidente Lula (PT), onde visitaram uma fábrica de chocolates que fica na Ilha, no Dia Nacional do Cacau.
“Aprofundando a parceria entre nossos países.”
Registrou o presidente Lula.
Leia mais: Macron indica primeiro-ministro mais jovem da história moderna da França
Na visita inédita ao Brasil, Emmanuel Macron vai participar de reunião bilateral com o presidente Lula em agenda centrada na preservação ambiental e questões climáticas.
Belém se prepara para sediar a próxima Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 30, em 2025, e é neste cenário que ocorre a visita do presidente da França.
No barco estavam os presidentes dos dois países, além do governador Helder Barbalho, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e outras autoridades.

Condecoração ao cacique Raoni
O presidente da França, Emmanuel Macron, concedeu, nesta terça-feira, 26/3, a Ordem Nacional da Legião de Honra ao líder indígena da etnia Kayapó, cacique Raoni Metuktire.
Esta é a maior honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global. A condecoração foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte.