Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Durante a inauguração da Casa da Cultura de Parintins, nesse sábado, 18/10, o senador Omar Aziz (PSD) fez críticas ao final do remake da novela “Vale Tudo”, exibido pela TV Globo, afirmando que o desfecho da trama passou uma mensagem negativa para o público.
A fala repercutiu negativamente nas redes sociais, onde internautas ironizaram o discurso do parlamentar e relembraram investigações envolvendo familiares seus.
Segundo Omar, a emissora “prestou um desserviço à sociedade” ao apresentar um final em que uma personagem com comportamento reprovável teria sido recompensada. O senador citou sua filha de 16 anos como exemplo do público jovem que poderia ser influenciado pela narrativa da novela.
“A filha passou a novela toda fazendo mal para a mãe e se deu bem. Isso não é um bom exemplo para as meninas e os meninos. Não é sério”, disse.
Leia também: ‘Que se engasgue se estiver falando mal de mim’, diz Omar ao citar Roberto Cidade por engano
Ele também criticou o posicionamento da Globo, que, segundo ele, prega moralismo em algumas situações, mas teria falhado em coerência ao exibir o final da história:
“Não dá para se fazer de moralista e depois mostrar um monte de gente que fez coisa errada se dando bem no final. Foi uma grande porcaria. As pessoas que fizeram besteira tinham que estar presas, não rindo da cara da gente”, afirmou o senador.
Repercussão negativa nas redes sociais
A fala de Omar rapidamente viralizou nas redes sociais, onde usuários ironizaram o tom moralista do discurso. Muitos lembraram que o próprio senador e membros de sua família já foram alvos de investigações da Polícia Federal.
“Apoia o Lula, teve a família toda investigada e até presa, e quer dar uma de moralista?”, escreveu um internauta.
“E ele? É exemplo de quê? O cara cheio de processo”, comentou outro. “Logo ele falando isso?”, ironizou um terceiro.


Caso Vertex e investigações
Em julho de 2019, a esposa de Omar Aziz, a ex-deputada estadual Nejmi Aziz, e três irmãos do senador foram presos temporariamente durante a Operação Vertex, desdobramento da Operação Maus Caminhos, que investigou desvios de recursos da saúde no Amazonas.
A investigação apurou crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, envolvendo o Instituto Novos Caminhos. Omar não foi alvo direto das prisões e sempre negou envolvimento. No entanto, o caso teve grande repercussão no estado e abalou sua imagem pública.
Final da novela foi alvo de críticas
O último capítulo do remake de Vale Tudo, exibido na sexta-feira, 17, trouxe reviravoltas e deixou parte do público dividido. Uma das cenas mais comentadas foi o desfecho da personagem Maria de Fátima (interpretada por Bella Campos), que passou boa parte da novela explorando e humilhando a mãe, Raquel (Taís Araújo), mulher de origem humilde.
Na cena final, Fátima aparece prestes a conquistar um fazendeiro bilionário, sugerindo que, mesmo após atitudes condenáveis, voltaria a se dar bem. Foi essa narrativa que gerou a insatisfação de Omar Aziz, que classificou o enredo como um “mau exemplo” para os jovens.











