Alita Falcão – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Um dos polos mais importantes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, o município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, foi escolhido pelo Governo Federal para o anúncio de retomada do programa “Luz para Todos”, nesta sexta-feira , 4/8.
A cidade que possui mais de 96 mil habitantes parou para receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou acompanhando do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da primeira-dama, Janja da Silva, senadores, deputados federais, estaduais, além do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e de prefeitos dos municípios vizinhos.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB), entregou ao presidente Lula o título de Cidadão de Parintins. Honraria aprovada na Câmara Municipal na semana passada. Bi Garcia relembrou os feitos do presidente que beneficiaram o município. Antes, o mandatário foi presenteado com quadros dos bois Garantido e Caprichoso.



“Faz 20 anos que não venho nessa terra. E hoje me colocaram num carro blindado , onde não pude ver as milhares de pessoas que foram às ruas para me receber, e nem elas puderam me ver”, disse o presidente ao quebrar o protocolo e pedir desculpas ao povo de Parintins.
Lula deixou de lado o discurso oficial e fez seu pronunciamento com base nas demandas a ele apresentadas, como o desenvolvimento regional do Amazonas e a pavimentação da BR-319.
“Queremos cuidar das árvores, dos animais, das flores e dos passarinhos, mas queremos cuidar, principalmente, das pessoas”, afirmou Lula, ao reforçar compromisso com a pauta social e ambiental.
Desde o início de sua gestão, o presidente petista assumiu como uma de suas principais bandeiras de governo a preservação do meio ambiente, com medidas de controle às mudanças climáticas. Aliás, o apelo pela Amazônia tem sido o principal discurso de Lula durante suas viagens internacionais.
‘Luz para Todos’
Segundo dados do Governo Federal, mais de 3,6 milhões de famílias foram atendidas com acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica desde o lançamento do programa, em 2003, feito pelo próprio presidente Lula.
Nesta nova fase, o programa vai beneficiar até 500 mil famílias, até 2026, com energia elétrica à população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.
Descarbonização
Na mesma solenidade, Lula também inaugurou a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de Energia Elétrica e assinou a Ordem de Serviço do Linhão de Tucuruí – entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR) – que vai integrar todos os estados no SIN.
O programa de Descarbonização da Amazônia tem a meta de alcançar 211 localidades que ainda não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. A expectativa é integrar três milhões de consumidores a partir de fontes renováveis de energia, como biodiesel, solar, biogás e biomassa.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a linha de Guri, na Venezuela, também será reinaugurada como parte das ações para interligar com a América do Sul.
O programa também irá beneficiar as comunidades com fornecimento de internet para áreas remotas.






