Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro está a 1,03 metro de alcançar o nível da seca histórica de 2023, quando atingiu 12,70 metros, em Manaus. Segundo a medição diária do Porto de Manaus, nesta sexta-feira, 27/9, o rio está medindo 13,73 metros.
Devido a rápida descida das águas, com uma média de 20 centímetros nos últimos sete dias, o Rio Negro deve superar a seca histórica na próxima semana. Manaus permanece em situação de emergência devido à estiagem.
Todos os 62 municípios do estado estão em situação de emergência, conforme o boletim sobre a estiagem divulgado pelo governo estadual. Com isso, mais de 561 mil pessoas já foram impactadas pelos efeitos da seca de 2024.
Seca muda a paisagem
A seca continua transformando a paisagem local e intensificando os problemas enfrentados pelas comunidades, principalmente as mais carentes. Com a redução do nível da água, pedras que normalmente ficam submersas agora estão visíveis.
A estiagem pode impactar o consumo de pratos típicos da região, já que a mortandade de peixes, causada pelo calor extremo, tem prejudicado aqueles que dependem da venda do pescado para seu sustento. Além disso, a logística se tornou o principal desafio devido à baixa dos níveis dos rios.