Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O “Vision Pro” óculos de realidade mista que pode ser controlado pelos olhos, mãos e voz, foi lançado nesta segunda-feira, 5/6, pelo CEO da Apple, Tim Cook, durante a Conferência de Desenvolvedores Mundiais, a Worldwide Developers Conference (WWDC), realizada todos os anos na Califórnia (EUA).
Semelhante a óculos de ski e equipado com telas e sensores de última geração, o dispositivo custará US$ 3,5 mil nas lojas americanas a partir de 2024. Ainda não há previsão de início de vendas no Brasil, mas o aparelho custará mais de R$ 20 mil, considerando que os produtos da marca são mais caros no país.
A aposta da Apple gira em torno da ideia da integração de elementos gráficos a áreas do mundo real com o auxílio de um aparelho. Ao usar os óculos, o usuário poderá ver elementos gráficos adicionados ao ambiente em que está fisicamente.
No geral, o aparelho será capaz de alternar entre uma experiência totalmente imersiva (realidade virtual) e elementos misturados ao ambiente real (realidade aumentada).
Controlado por movimentos dos olhos, mãos e pela voz, o Vision Pro permite que o usuário mantenha vários aplicativos abertos no ambiente virtual, enquanto interage com o mundo real.
Leia também: Nvidia impulsiona mercado com previsão de receita em alta
“Bem-vindo à era da computação espacial com o Apple Vision Pro. Você nunca viu nada assim antes!”, escreveu Cook em sua conta no Twitter.
Em sua apresentação, Cook afirmpou que o usuário não estará mais limitado a uma tela. “Nós acreditamos que o Apple Vision Pro é um produto revolucionário, com o desempenho, a imersão e a capacidade que só a Apple pode oferecer. E isso é só o começo”, afirmou.