Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com o intuito de oferecer uma plataforma para os candidatos à Prefeitura de Manaus apresentarem suas propostas, o quadro “Eleições na Rios” entrevistou Alberto Neto (PL), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).
No entanto, apesar do esforço do riosdenoticias.com.br e da flexibilidade de horários, alguns candidatos não aceitaram o convite, entre eles Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União).
Leia também: Motocarreata de Bolsonaro em Manaus reúne 15 mil pessoas, segundo a organização
Entre os temas abordados pelos candidatos no quadro “Eleições na Rios” estão: educação, saúde, transporte e habitação.
Alberto Neto (PL)
Alberto Neto (PL) prioriza a educação infantil, propondo dobrar vagas em creches e utilizar vouchers para a prefeitura pagar para que alunos estudem em creches particulares. “O pobre vai estudar na mesma creche do rico”, afirmou.
Na saúde, ele considera a situação “caótica” e sugere a criação de um hospital especializado, além de um centro de imagens, prometendo também combater a corrupção nesse setor.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Gilberto Vasconcelos (PSTU) foca em questões sociais, defendendo a legalização de ocupações urbanas para garantir moradia digna. Ele argumenta que é essencial proteger esses moradores de despejos forçados.
Em relação ao transporte público, propõe a tarifa zero, utilizando subsídios já existentes que somam quase R$ 500 milhões em 2024. “Esse recurso pode ser utilizado para a compra de ônibus novos e para possibilitar a tarifa zero”, detalhou.
Marcelo Ramos (PT)
Marcelo Ramos (PT) propõe fazer um planejamento para realizar um ordenamento do espaço público. “A primeira medida é um para pra acertar”, destacou.
Segundo ele, serão feitos investimentos em grandes obras na cidade para melhorar infraestrutura e mobilidade, contando com a parceria do governo federal. Ele propõe também medidas para amenizar os efeitos das mudanças climáticas, principalmente para populações mais pobres.
Wilker Barreto (Mobiliza)
Wilker Barreto (Mobiliza) sugere a criação do Fundo Municipal da Educação Infantil, propondo que 10% da arrecadação dos impostos municipais sejam destinados à ampliação de creches. Ele prevê que esse fundo resultará em um bilhão de reais em investimentos ao longo de quatro anos de mandato.
Além disso, propõe a criação de uma Secretaria da Pessoa com Deficiência. “Com uma secretaria própria, poderemos dar mais visibilidade e prioridade a esse tema”, disse.