Lauris Rocha – Rios de Notícas
MANAUS (AM) – A advogada Elaine Benayon foi a primeira candidata a oficializar sua inscrição, na terça-feira, 14/10, na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), para concorrer à vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Quinto Constitucional, representando a classe da advocacia.
Seguindo as regras do edital, que garantem aos primeiros inscritos o direito de escolher o número da candidatura, Elaine optou pelo número 10 para disputar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira. Conforme o processo, a OAB-AM encaminhará ao TJAM uma lista sêxtupla com os nomes selecionados.
Em 2023, Elaine ganhou projeção nacional ao ser a única mulher da Região Norte a disputar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), também pelo Quinto Constitucional. Na ocasião, recebeu destaque pela atuação durante a defesa oral apresentada no processo.
Carreira jurídica
Com 25 anos de atuação na advocacia, Elaine Benayon é reconhecida por seu trabalho na área cível, com ênfase em Direito de Família e Sucessões. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/AM).
Professora universitária há quase duas décadas, leciona há mais de 18 anos. É mestra em Direito, especialista e autora de obra jurídica sobre homoparentalidade e adoção. Também é mediadora internacional, formada pelo Institut Universitaire Kurt Bosch, da Argentina.
“Cumpro todos os requisitos do edital e me coloco à disposição para contribuir com o TJAM. Tenho um compromisso firme com a ética, a técnica, a justiça social e, especialmente, com a garantia dos direitos das mulheres”, declarou a candidata.











