Kataryne Dias – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No Dia Mundial do Rádio, celebrado nesta sexta-feira, 13/2, pesquisa realizada pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker revela que o meio segue dominante no Brasil: 81% da população ainda consome rádio, superando a TV aberta e a TV paga.
O dado reforça o papel do veículo como principal fonte de informação e entretenimento, especialmente para famílias sem acesso à televisão ou às redes sociais.
“O Dia Mundial do Rádio celebra a força de um meio que segue dominante no Brasil e reforça sua importância como ferramenta de informação, entretenimento e serviço público. Na Rádio Rios, essa realidade se reflete no compromisso de levar conteúdo de qualidade, dar voz à comunidade e fortalecer a cultura local, mantendo a proximidade com o ouvinte mesmo com as novas tecnologias e plataformas digitais”, declarou a diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes.
Leia também: Dia Nacional do Rádio: profissionais da área falam sobre curiosidades e a importância da mídia
‘O rádio não vai morrer, nunca vai morrer’
Já para a apresentadora do Jornal da Rios, Samara Souza, o rádio representa companhia, informação, descontração e entretenimento.
“Parabéns ao doutor Wellington Lins e à professora Maria do Carmo Seffair por essa visão de que o rádio não morreu. Ele se integra a novas redes, às redes sociais e a outros canais de comunicação. O rádio não vai morrer, nunca vai morrer”, declarou a apresentadora.
Para Rosaly Pinheiro, apresentadora do Jornal da Rios, o rádio não vai acabar, pois é um dos meios de comunicação que mais se transforma ao longo dos processos vividos pela humanidade. Segundo ela, de acordo com pesquisas, o rádio ainda alcança mais de 80% da população no Brasil.
“Olha, o rádio consegue chegar onde as televisões não chegam, por exemplo, né? Então, mesmo com a situação do streaming, pode-se colocar tecnologia. É interessante você ver que o rádio nos segue. Todos os momentos comentou”, afirmou Rosaly.
Importância e avanços tecnológicos
Em celebração ao Dia Mundial do Rádio, radialistas da Rios FM 95,7 ressaltaram a importância do meio no cotidiano da população. O radialista e locutor Marcelo Moura destacou o papel social e emocional do rádio, afirmando que o veículo vai além da comunicação, oferecendo companhia e entretenimento às pessoas.
“A importância do rádio hoje, além de comunicar, é trazer a felicidade, que seria o entretenimento nas casas, nos locais onde esse veículo de comunicação chega”, destacou.
Além disso, Marcelo enfatizou a relevância do meio, especialmente para pessoas com menor poder aquisitivo. Segundo o radialista, a audiência do rádio continua ativa e a principal diferença entre o rádio e as novas tecnologias está na sensibilidade humana.
Para ele, “mesmo com os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial, a voz sintética ainda não consegue emocionar e transmitir sentimentos da mesma forma que o ser humano consegue”.
Programação e aniversário
Com programação diversificada, que reúne jornalismo, entretenimento, música e prestação de serviço, a Rádio Rios FM 95,7 tem se consolidado como um dos principais canais de comunicação com a comunidade.
No próximo mês, a emissora completa três anos de atuação e prepara uma série de novidades para marcar a data, reforçando o compromisso com informação de qualidade e proximidade com os ouvintes.






