Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Entre flertes, namoro, noivado e casamento, a perita ambiental Maria Ivanete Torres, 48, e o empresário Márcio de Souza Torres, 48, estão juntos há mais de 30 anos. No entanto, a união na igreja só aconteceu no ano passado, e ela atribui a “graça” a Santo Antônio.
Neste 12 de junho, Dia dos Namorados, Maria contou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que a data tem um significado muito especial para ela e o marido, sendo um momento marcado por gratidão e celebração. Pois, antes mesmo de conhecer Márcio, já fazia promessas e simpatias pedindo a santo um amor verdadeiro.
“No Dia dos Namorados, nós agradecemos sempre a Santo Antônio. Por isso, eu tomei as decisões depois de fazer promessa. Antes de eu encontrar ele, ainda não tinha chegado o momento certo de Deus. Então colocava o santo na geladeira, amarrava fitas e fazia várias simpatias”, disse Maria Ivanete.

Leia mais: Garantinder busca formar casais apaixonados por boi-bumbá em Manaus
Um amor abençoado
Ela conta que conheceu o esposo durante um ensaio de dança no bairro onde ambos moravam. Foi amor à primeira vista. Depois de um tempo, decidiram viver juntos, mas Maria sempre teve o desejo de se casar na igreja, embora o pedido formal ainda não tivesse acontecido.
“Foi um amor à primeira vista. Começamos a nos falar e marcamos um encontro. Começamos a namorar. Só que, no primeiro momento, não houve casamento. Só assumimos o relacionamento verbalmente e, depois de um ano, começamos a morar juntos. Ele sempre me oferecia cartões musicais e presentes, mas eu sempre quis casar na igreja”, explicou ela.
Promessa e casamento
Em dezembro de 2023, Maria Ivanete enfrentou um grave problema de saúde. Foi então que seu esposo fez uma promessa a Santo Antônio, pedindo sua cura. Caso ela se recuperasse, eles se casariam imediatamente.
“Meu esposo também pediu ao Santo Antônio, se eu ficasse bem, depois nos casaríamos de imediato. Quando cheguei em casa depois do procedimento cirúrgico, ele disse: ‘Comece os preparativos para o nosso casamento’”, afirmou ela.

Já janeiro de 2024, eles oficializaram a cerimônia na Paróquia Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus. Maria destacou que entregou o buquê de flores ao santo como forma de agradecimento pela bênção recebida.
“Fiquei tão radiante que tudo deu certo. Até a chegada no altar, onde dedicamos o nosso casamento à igreja, para ser consagrado a ele. E todo o altar de Santo Antônio foi enfeitado para este dia. Meu buquê entreguei ao santo como forma de agradecimento”, contou ela.

Mais um casal abençoado pelo santo casamenteiro
Outro casal que também atribui sua união ao Santo dos Casamentos é Vanessa Lacerda e Vilcimar Lacerda. Eles estão casados há 20 anos e fazem questão de agradecer todos os anos no Dia dos Namorados.
“Já fui seminarista, então encontrei aqui a minha esposa. Ela sempre fazia promessa com a avó dela, pedindo um bom esposo, ter uma boa família. E hoje a gente está aqui. Já estamos casados há 20 anos e, todos os anos, a gente vem aqui agradecer, principalmente agradecer a cada ano pela nossa família”, disse Vilcimar em postagem nas redes socias da Paróquia Santo Antônio.
Simpatias para Santo Antônio
Existem diversas simpatias direcionadas a Santo Antônio. Em casos de dificuldade em namorar, casar ou manter a relação firme, confira algumas das práticas mais conhecidas:
- Tirar o Menino Jesus do colo do santo, dizendo que só o devolverá quando conseguir um amor. Outra versão é virar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo.
- Colocar sete rosas em um vaso, em frente à imagem do santo casamenteiro. Reze pedindo um novo amor. Quando as pétalas secarem, leve-as a uma igreja onde acontecem muitos casamentos.
- Para os que já estão em um relacionamento, mas ainda não subiram ao altar, existe uma prática específica: a pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado e colocá-los aos pés do santo. Segundo a crença popular, isso apressa a decisão do casamento.