Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Comemorada no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é tradicionalmente um dos períodos mais importantes para os logistas do varejo, e os estabelecimentos contam com expectativa positiva para este ano. Com aumento na demanda, o Procon-AM anunciou reforços na fiscalização durante todo o período.
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), aponta que a expectativa é que o comércio varejista, neste ano, gere um faturamento em torno de R$ 154 milhões e meio. O levantamento destaca, ainda, que os consumidores pretendem gastar em média R$ 165 nas compras.
Lojas físicas ou on-line, o período representa um aumento expressivo de vendas devido ao crescente fluxo de consumidores, que procuram presentes para suas mães.
Segundo as informações mais recentes levantadas pela Fecomércio-AM, os setores de vestuário, calçados, perfumaria e acessórios são os mais procurados pelos consumidores neste período.
Leia também: Dia das Mães: crescimento no comércio deve chegar a 3% no Amazonas

A pesquisa demonstra que dos 442 entrevistados, sendo 59% público feminino e 40,5% público masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos de idade (39%), 25 e 29 anos (30%), 40 e 49 anos (14%), 18 e 24 anos (12%) e acima de 50 anos (5%). Revela que 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear.
Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
No entanto, o aumento na demanda também tem gerado desafios para o comércio e a necessidade de fiscalização.
Em entrevista à RIOS FM 95,7, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, comentou sobre a importância da pesquisa para a atuação do órgão.
“A pesquisa dá um norte, nós já sabemos a preferência de compras da população, assim como orientar os bares e restaurantes para atender bem o cliente, também são indicadores que eles trazem para o órgão de defesa do consumidor, que nos dão um norte no ato de planejamento de fiscalização” informou Jalil.

Orientar bares e restaurantes está entre as demandas do Procon-AM, pois além das compras, os consumidores costumam procurar locais gastronômicos para comemorar a data. De acordo com Fraxe, o foco é orientar os comerciantes para atender bem o consumidor e evitar ocorrências: “um consumidor bem atendido volta ao estabelecimento e vira cliente”, ressaltou Jalil Fraxe.
De acordo com o levantamento, os lugares que tendem a ter maior fluxo para compra de presentes são os shoppings centers e galerias. Em relação ao aumento na demanda, o Procon está realizando um planejamento de fiscalização à esses estabelecimentos para monitorar e garantir que as lojas estejam cumprindo com as normas do Código de Defesa do Consumidor, além de orientar o atendimento ao cliente.
Além disso, o órgão de fiscalização tem orientado os consumidores sobre seus direitos e deveres durante as compras, destacando a importância de gastar com responsabilidade e evitar um super endividamento.
Em geral, a expectativa é que o comércio mantenha esse ritmo movimentado até o Dia das Mães. Para os varejistas, a data representa uma oportunidade para aumentar as vendas. Já para os consumidores, é importante estar atentos às normas de segurança e aos seus direitos durante as compras.