Elen Viana – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Devoção leva uma multidão de devotos para as ruas de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, para a procissão da padroeira Nossa Senhora do Carmo. Realizada nessa terça-feira, 16/7, com o tema “Maria, mãe e mestra da oração”, fiéis celebravam a santa.
Segundo dados da guarnição da Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas participaram das celebrações. A procissão saiu da igreja, recebendo as bênçãos do bispo emérito Dom Giuliano Frigeni, e seguiu trajeto nas avenidas Amazonas, Rio Branco, Benjamin da Silva e João Melo.
Leia mais: População denuncia que SisReg do SUS está fora do ar
A celebração da padroeira de Parintins que faz parte da tradição católica é acompanhada por milhares de fiéis todos os anos. A imagem, adornada com mais de três mil rosas brancas e amarelas, simboliza um jardim cuidado por Nossa Senhora, em trabalho realizado pela equipe do artista Paulo Pimentel.


Os festejos emocionam os devotos que agradecem as curas, bênçãos e proteção concedidas pela Santa.
Cidade
As famílias decoram as casas com flores, fitas, velas e murais de fé esperando a imagem passar na frente das residências. Os moradores aguardam nas ruas para saudar a padroeira.
Os tradicionais bingos gigantes também são realizados nas praças de Parintins. Ao final da procissão no porto da cidade, balões brancos e amarelos subiram aos céus levando mensagens de amor à Santa e os fogos são ouvidos por mais de dez minutos.