Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A detenta Janice Vale Pinheiro, cuja idade não foi revelada, morreu um dia depois de ter sido ferida em uma briga dentro do Centro de Detenção Feminino (CDF), localizado no quilômetro 8 da Rodovia BR-174, em Manaus. Ela chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP-AM), o motivo que iniciou a confusão ainda permanece desconhecido. A SEAP também explicou que após a briga foram tomadas as medidas necessárias para que fosse reestabelecida a ordem na unidade prisional.
Leia também: Viatura da PC é alvo de tiros e suspeito sofre acidente em fuga com caminhão
Janice foi inicialmente levada, no dia do ocorrido, a uma unidade de pronto atendimento em Manaus, e recebia atendimento médico até a madrugada desta sexta, 7/2, quando não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local. A remoção do corpo foi realizada pelo Instituto Médico Legal (IML), no entanto a causa da morte não foi informada.
Condenação
Janice Vale Pinheiro estava presa após ser condenada a 18 anos de reclusão em regime fechado pelo homicídio de Altamir Nunes Marinho Nogueira, ocorrido em 13 de abril de 2021. Junto de Douglas Ribeiro Pimentel, ela cumpria pena pelo crime de homicídio qualificado desde novembro de 2024.
Na ocasião do crime, segundo Inquérito Policial que serviu de denúncia para o Ministério Público do Amazonas (MPAM), Altamir foi morto a golpes de faca por Douglas, o “Seu Madruga”, e por Janice, cujo apelido era “Pipoca”. A motivação do crime seria disputa entre organizações criminosas.