Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu, nesta segunda-feira, 12/5, um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em diversas regiões do estado. O aviso, válido até as 9h desta terça-feira, 13, destaca o risco de precipitações que podem variar entre 20 e 30 mm/h, chegando a 50 mm em um único dia, além de ventos fortes com velocidade entre 40 e 60 km/h.
De acordo com o órgão, há potencial para ocorrências como cortes de energia elétrica, descargas atmosféricas, alagamentos e queda de galhos de árvores. O alerta se aplica especialmente às regiões localizadas nas calhas dos rios Solimões, Juruá, Purus, Madeira (incluindo Borba), Rio Negro e Amazonas.
Acumulados de chuva preocupam
Na manhã desta segunda-feira, o município de Anamã, conhecido por viver parte do ano em palafitas e outra parte em solo seco, registrou um acumulado de 31,55 mm de chuva nas últimas 24 horas, segundo medições realizadas até as 10h33.
Região Metropolitana de Manaus em alerta
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) também emitiu um alerta para chuvas de intensidade moderada a forte nas cidades de Caapiranga, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Iranduba e na capital, Manaus.
A previsão inclui possibilidade de temporais localizados, com riscos semelhantes aos identificados no interior.
Orientações à população
Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que os moradores entrem em contato pelo número 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. A recomendação é que a população evite áreas alagadas, fique atenta a possíveis deslizamentos de terra e não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades.












