Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que não pagará o abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), neste fim de ano, aos servidores da educação da rede municipal de ensino.
A declaração foi feita durante uma entrevista ao portal Radar Amazônico, na qual David explicou o pagamento de um “bônus” para os professores em julho deste ano – período eleitoral. Ele justificou que, devido a esse pagamento, não restaram recursos suficientes para pagar o Fundeb.
“Este ano, os professores da rede municipal já receberam um bônus de R$ 1 mil, R$ 2 mil e R$ 3 mil, no mês de julho, tudo isso de gratificação. Além disso, estamos pagando 13°, 14° e 15° para as escolas que atingiram suas metas. Então nós temos a administração desses recursos e estamos fazendo a aplicação da forma correta, então ele não sobra para gratificar com o Fundeb.”
David Almeida, prefeito de Manaus
Leia também: Governador Wilson Lima anuncia pagamento do Fundeb aos professores do Amazonas
A fala do gestor municipal nesta segunda-feira, 16/12, é bem diferente do anúncio do governador Wilson Lima (União), na semana passada, ao afirmar que os servidores da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (Seduc) receberão o pagamento do Fundeb neste final de ano.
Segundo dados apresentados pelo governo federal, as transferências do Fundeb ao Estado do Amazonas alcançaram R$ 4 bilhões neste ano, sendo R$ 1,2 bilhão ao Governo do Amazonas.
A última vez que o abono foi pago aos servidores foi em janeiro de 2023, referente a 2022. O abono do Fundeb é um benefício para os profissionais da educação, concedido com base em recursos excedentes do fundo que não foram utilizados ao longo do ano.






