Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A gastronomia amazonense vem conquistando espaço e visibilidade pelo Brasil por meio de restaurantes que enaltecem os pratos tradicionais do estado. Com sabores ricos e marcantes, a culinária da região encanta aqueles que têm a oportunidade de experimentá-la.
Nos cardápios, há uma grande variedade de opções, desde o café regional, com o famoso x-caboquinho, tapiocas, pupunha, farofa e bolo de macaxeira, até o almoço e jantar, que incluem caldeirada de tambaqui, tacacá, matrinxã assada e jaraqui.
Leia também: Artistas escalam prédio para grafitar ‘jaraqui’ no Centro de Manaus
Para quem deseja conhecer a gastronomia da região Norte ou está longe da “terrinha”, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS separou alguns restaurantes especializados na culinária amazonense que estão espalhados pelo Brasil e valem a pena conhecer.
Manicumã – Rio de Janeiro
O restaurante Manicumã traz a autêntica comida de Manaus para o Rio de Janeiro. Sendo a primeira casa genuinamente amazonense na cidade, está localizado no bairro de Botafogo e atrai um público diversificado, incluindo cariocas e pessoas de outros estados que desejam conhecer a culinária amazônica.

Da selva peixaria Amazônica – São Paulo
A gastronomia regenerativa amazônica ganha espaço em São Paulo com o Da Selva Peixaria Amazônica, que oferece uma experiência culinária autêntica e de alta qualidade, baseada na tradição e biodiversidade da Amazônia.
Entre os pratos, destaca-se o tambaqui sem espinhas, servido com farinha de Uarini, banana-da-terra, vinagrete e molho de pimenta-murupi com tucupi.

Pra’tu da Amazônia – Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o Pra’tu da Amazônia leva o sabor do Norte para os mineiros, servindo pratos como tacacá, açaí e pirarucu, proporcionando uma experiência genuína da culinária amazonense.

Sabores da Amazônia – Balneário Camboriú
A gastronomia amazônica também conquistou espaço no Sul do país. No restaurante Sabores da Amazônia, em Balneário Camboriú, os clientes podem provar iguarias como tambaqui assado, tapioca, sorvetes e doces regionais.
Um diferencial do local é o uso de pratos de cerâmica, que complementam a experiência cultural e gastronômica.

Banzeiro – São Paulo
Outra opção em São Paulo é o Banzeiro, do chef Felipe Schaedler. De origem alemã, ele se mudou para Manaus em 2004 e, após conquistar o paladar dos amazonenses, abriu uma filial do restaurante na capital paulista.
No cardápio, além dos famosos peixes da região, o Banzeiro aposta em combinações inovadoras com ervas, frutos e até mesmo formigas em suas receitas.

Seja no Sudeste, Sul ou Centro-Oeste, a culinária amazonense tem conquistado cada vez mais espaço, oferecendo sabores únicos e uma conexão especial com a cultura do Norte do Brasil.