Redação Rios
MANAUS (AM) – Com o tema “Eucaristia: Pão de Esperança”, a Arquidiocese de Manaus promove, nesta quinta-feira, 19/6, a tradicional Festa de Corpus Christi. A celebração inicia às 16h30 com a missa solene na Praça do Congresso, no Centro, e seguirá com uma grande procissão em direção ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, na avenida Tarumã. A expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas em um dos eventos mais expressivos da fé católica na capital.
A solenidade é organizada pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e marca um momento especial de louvor e adoração pública à Eucaristia, considerada pelos católicos como fonte e centro da vida cristã. Durante a celebração, os fiéis testemunham sua fé no Cristo presente na hóstia consagrada, que é levada em procissão pelas principais ruas do Centro de Manaus.
Além da dimensão espiritual, este ano a festa ganha um significado ainda mais especial. Em 2024, a Igreja em Manaus comemora os 50 anos do 9º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu na capital em 1975.
A celebração também integra as atividades do Ano Jubilar 2025 – Peregrinos da Esperança, oferecendo aos participantes a oportunidade de realizar sua peregrinação jubilar ao lado de ministros extraordinários da Eucaristia, da Palavra e das Exéquias, do clero e do povo de Deus.
Origem da celebração
A festa de Corpus Christi tem origem no século XII, em Liége, na Bélgica, e foi instituída oficialmente pelo Papa Urbano IV, em 1264, como uma festa de preceito, ou seja, obrigatória para os fiéis católicos.
Realizada sempre 60 dias após a Páscoa, a data relembra a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na Quinta-Feira Santa.
Segundo o Código de Direito Canônico, a celebração deve acontecer publicamente, como testemunho de fé da comunidade católica. Por isso, em muitas dioceses do mundo, a Eucaristia é levada em procissão pelas ruas, acompanhada de cânticos, orações e momentos de adoração.
Programação
- 16h30 – Missa solene na Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso), localizada entre as ruas Ramos Ferreira e Monsenhor Coutinho.
- 17h30 (aproximadamente) – Procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo da Praça do Congresso e percorrendo a Av. Eduardo Ribeiro, Rua 10 de Julho, Av. Joaquim Nabuco e Av. Tarumã, até o Santuário Nossa Senhora de Fátima.
- Ao fim da procissão, haverá adoração e bênção solene no santuário.
*Com informações da assessoria