Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Fortalecer as novas gerações para que levantem o legado do futebol amazonense. Essa é uma das principais missões da “Copa Safam”, organizada pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de Manaus/Amazonas, sendo voltada para as categorias de base.
A competição tem times que disputam do Sub-9 ao Sub-20. Cada categoria conta com seis equipes, reunindo cerca de 350 a 400 atletas por edição, de acordo com Douglas Abreu, presidente e fundador da competição.
“O público-alvo é somente clubes de categorias de base, de preferência clubes já renomados no estado, ou seja, federados pela federação amazonense de futebol. Os jogos são realizados nos campos gramados do Carlos Zamith, Colina, Fazenda São Pedro, Comando Geral, Clube do Golf, dependendo da disponibilidade dos campos”, contou o presidente do campeonato.
Leia mais: Campeonato da Baixada Fluminense oferece a maior premiação em dinheiro do estado
Segundo Douglas Abreu, nas categorias de base não há pagamento de premiação em dinheiro. No entanto, o clube campeão e o vice ganham troféus e medalhas, além de vaga para disputar o campeonato interestadual em Boa Vista (RR).
“Vamos para a terceira edição, com a duração da competição de 30 dias somente. Ela é bem objetiva. A galera curte muito, não tem 3 meses com nossa página no Instagram, e temos um alcance de mais de 15 mil novas contas alcançadas por mês. Além de que os pais e familiares sempre estão presentes e lotam os locais dos jogos”, comentou o fundador.


Começo de tudo
A Copa Safam é uma competição criada por uma comissão de arbitragem, e o intuito era apenas para que os árbitros usassem desta competição para se reciclar.
“Mas acabou que virou febre e os clubes federados nas categorias de base passaram a participar das competições para preparar a equipe deles para o estadual da federação amazonense”, completou Douglas Abreu.
*Com a colaboração de “Esporte na Live”