Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – A comissão julgadora do 58º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025, foi oficialmente divulgada nesta quarta-feira, 25/6.
O grupo é formado por especialistas de diversas áreas artísticas e culturais do Brasil, com trajetórias reconhecidas no campo acadêmico e na produção cultural, garantindo isenção e qualificação técnica na avaliação dos itens dos bois Garantido e Caprichoso.
A presidência da comissão está sob responsabilidade do antropólogo João Francisco Kleba Lisboa, doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília e com mais de 15 anos de atuação em pesquisas voltadas aos direitos dos povos indígenas. Kleba também é advogado, com registro na OAB/SC, e membro do Instituto Egon Schaden.

Bloco A – Comum/Musical
Esse bloco reúne jurados com expertise em música, etnomusicologia e educação musical:
- Amana da Veiga Santos – Flautista e pesquisadora, é mestra em Etnomusicologia e atua como educadora musical em Minas Gerais. É idealizadora do espetáculo “BrÁfricos” e está lançando seu primeiro EP em 2025.
- Marcos dos Santos Moreira – Professor da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador com atuação internacional. É coordenador do Festival de Música de Penedo e tem vasta produção acadêmica na área de música e educação.
- Potiguara Curione Menezes – Instrumentista e compositor, iniciou sua carreira no samba e integrou a banda Bicho de Pé. Com 30 anos de trajetória, é referência em arranjos e atua também como jurado em concursos culturais pelo país.



Bloco B – Cênico/Coreográfico
Neste bloco estão os profissionais que irão avaliar as performances de arena, coreografias e expressões corporais dos bois:
- Leonardo Silva Flôres – Ator e professor, doutorando em Artes Cênicas pela UFU. Desenvolve pesquisas em performance, inclusão e diversidade cultural.
- Hylnara Anny Vidal Oliveira – Atriz, publicitária e cineasta, formada em Teatro pela UFC. Atua no teatro, cinema e performance, com foco na valorização das identidades culturais e no diálogo entre linguagens artísticas.
- Matheus Foster Dias – Performer, preparador corporal e pesquisador. Foi jurado no Festival de Cirandas de Manacapuru e no Carnaval de Manaus. Atualmente atua na direção de palcos em grandes espetáculos em São Paulo.



Bloco C – Artístico
Os jurados deste bloco analisarão os aspectos visuais, simbólicos e criativos das apresentações:
- Adriano Azevedo Gomes de León – Professor titular da Universidade Federal da Paraíba e pesquisador de Antropologia do Gênero, com ênfase em quadrilhas juninas e simbologia popular.
- Guilherme Marcondes dos Santos – Sociólogo e professor da UFRJ. Atua em pesquisas sobre arte contemporânea, relações étnico-raciais e patrimônio cultural, com passagens por instituições como o Museu Bispo do Rosário e o Museu do Folclore Edson Carneiro.
- Joana Ramalho Ortigão Corrêa – Antropóloga e gestora cultural. Doutora pela UFRJ, atua em diversas redes de defesa do patrimônio cultural, com destaque para o Museu Vivo do Fandango e o Movimento pelas Águas em Minas Gerais.



Diversidade e experiência
Com profissionais vindos de diferentes regiões do Brasil e áreas de atuação que vão da música popular à antropologia da arte, a comissão de jurados do Festival de Parintins 2025 reflete o compromisso com a diversidade de saberes e o respeito à complexidade do espetáculo folclórico amazônico.
A seleção dos jurados é feita com critérios técnicos e busca assegurar imparcialidade nas notas atribuídas aos 21 itens julgados nas três noites de apresentação no Bumbódromo.






