Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Comitê de Enfretamento à Estiagem utilizou 66 de recomendações científicas por três meses desde o início do seu funcionamento em julho. Com o objetivo de diminuir os impactos ocasionados pela estiagem severa que ocorreu no Amazonas neste ano.
Sendo organizada uma reunião pelo Comitê Técnico-Científico (CTC-AM), com diversos especialistas de áreas diferentes que ajudaram a contribuir e a minimizar os impactos resultantes das mudanças climáticas por meio de pareceres apresentados pelos pesquisadores nas reuniões e nos workshops.
Dentre as recomendações do CTC que se destacaram ao longo desses três meses, está a ampliação do Apoio à Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira.
O projeto que visa a previsibilidade de fenômenos climáticos críticos e o agravamento negativo dos impactos econômicos ambientais e sociais foi coordenado pelo pesquisador da UEA, Francis Wagner Silva Correa.
Outras recomendações que se destacou foi o estímulo da população amazonense ao uso da plataforma digital ‘Selva’, que verifica em tempo real a qualidade do ar na região norte.