Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Projeto independente “Cine Palafita” tem se destacado como uma iniciativa itinerante dedicada à difusão do cinema e à promoção do audiovisual amazônida nas comunidades manauaras.
Idealizado por Jorge Lima, também conhecido como “Liu”, o projeto tem como objetivo levar a sétima arte às regiões periféricas, promovendo a cultura e a expressão artística em locais muitas vezes esquecidos, e para pessoas que não tem acesso ao cinema.
Leia também: Projeto de realidade virtual leva Natal a idosos hospitalizados
Liu, que também é artista visual e grafiteiro engajado em outros projetos sociais, explica como surgiu a ideia do “Cine Palafita”.
“Eu estava querendo fazer alguma coisa na comunidade para promover arte. Vi duas crianças no beco dividindo um celular para assistir um desenho. Tive a ideia de fazer o cinema, voltado a crianças e adolescentes, mas nem tinha equipamentos para isso, na verdade ainda não tenho. Para isso, fui somando forças com outros amigos, um que tinha um projetor, outro que tinha um computador”, explica Liu.
A abordagem pedagógica do projeto também foi um dos pontos importantes para a criação do projeto. De acordo com Liu, sua experiência como estudante de pedagogia e estagiário em escolas foi fundamental para observar que a ‘exibição de desenhos animados é uma das poucas formas de manter as crianças focadas’.
Edição especial de Natal
A última edição do projeto “Cine Palafitas” neste ano aconteceu no dia 23/12, no bairro Educandos, na zona Sul da cidade. A sessão especial de Natal contou com a exibição do filme “Grinch”, além de proporcionar momentos de confraternização com pipoca, bolo, refrigerantes e kikão.
Destacando a acessibilidade financeira do projeto, Liu enfatiza que o projeto mantém custos baixos. Inicialmente, o evento ocorre mensalmente no bairro do Educandos, marcando o começo de uma jornada que visa expandir seu alcance ao longo do próximo ano.
“O cinema também tem um custo baixo, milho para pipoca é barato, refrigerante também, e assim demos início esse ano ao nosso projeto que acontece – por enquanto – uma vez por mês no bairro do Educandos”, destacou.
Além das projeções cinematográficas, a iniciativa também inclui a distribuição de cestas básicas, brinquedos, lápis de cor e cartilhas, proporcionando não apenas entretenimento, mas também suporte às famílias das comunidades que recebem o projeto.
Como colaborar com o projeto
A equipe do “Cine Palafita” está buscando apoio da comunidade e de potenciais parceiros. A iniciativa, que opera de forma independente, atualmente conta com apenas quatro colaboradores, sendo responsáveis não apenas pela organização das exibições, mas também pela aquisição dos lanches e pelas doações distribuídas nas comunidades atendidas.
A sustentabilidade do projeto é mantida através de duas fontes principais: a própria equipe, que investe recursos próprios, e as doações externas, principalmente provenientes de pessoas próximas ligadas à rede de contatos do “Cine Palafita”.
“As duas formas acontecem, doações externas são mais de pessoas próximas ligadas à nossa bolha”, explica Liu.
Para garantir a continuidade das atividades em 2024 e ampliar o projeto nas comunidades, Liu destaca a necessidade urgente de adquirir novos equipamentos essenciais. Entre eles, um projetor e uma caixa de som, que são fundamentais para aprimorar a qualidade das projeções.
“Estamos precisando urgentemente de um projetor e uma caixa de som”, ressalta Liu.
Para colaborar com o “Cine Palafita” e apoiar essa iniciativa, interessados podem entrar em contato através do e-mail do projeto ou fazer a doação por Pix.
Email: cinepalafita@gmail.com
Chave Pix: (92) 991156386 – Jorge Lima da Silva