Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um casal denuncia negligência médica e a morte de um bebê na maternidade Dona Nazira Daou, na zona Norte de Manaus. A mãe, que estava grávida, chegou à unidade hospitalar no último domingo, 27/10, com fortes dores na barriga, mas não havia médico para realizar o atendimento.
De acordo com o pai da criança, Piter Sanderson, sua esposa Orlene Pereira da Silva, de 36 anos, estava com nove meses de gestação, apresentando contrações e sangramento, o que levou o casal a buscar atendimento médico.
“Levei minha esposa à maternidade Dona Nazira Daou porque ela estava sangrando, e desde a portaria já fomos mal atendidos. Ela sentia o bebê mexendo, perdendo muito sangue, e pediram uma ultrassonografia para verificar a situação da criança. No entanto, o médico obstetra disse que iria almoçar e votar, o local de votação dele era na Compensa e talvez voltasse entre 14h ou 15h”, afirmou Piter Sanderson.
Leia mais: Cirurgião plástico explica técnicas e cuidados essenciais na reconstrução mamária pós-câncer
Diante da situação, Sanderson saiu com a esposa em busca de ajuda em outra unidade hospitalar. Ele a levou para a Maternidade Ana Braga, na zona Leste, onde conseguiram atendimento, mas o bebê não resistiu e acabou morrendo.
“Com medo de minha filha morrer, saí de lá e fui para a Maternidade Ana Braga, onde o atendimento foi rápido, mas já era tarde demais; minha filha já havia falecido. Um sonho que planejei e sonhei se foi. Após minha esposa perder o bebê, ainda nos informaram que não havia leito disponível. Precisei chamar a imprensa, e só assim rapidamente conseguiram um leito para ela”, destacou ele.
Denúncia
Os familiares reforçam que se o atendimento não tivesse demorado, haveria a possibilidade de a criança estar viva. Eles ressaltam a negligência médica e a falta de estrutura necessária para realizar os atendimentos, principalmente as mães grávidas. O velório da criança está sendo realizado nesta quarta-feira, 30, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas respondeu a reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS. Veja a resposta na íntegra:
“A direção da Maternidade Nazira Daou informa que a paciente deu entrada 1h de domingo (27/10), foi atendida pela equipe multiprofissional e, ao passar por exames, foi constatado que estava com pressão alta e com morte fetal ainda não especificada a causa. Ela foi encaminhada para exames de imagens. Após a solicitação, a paciente, junto com seu acompanhante, não aguardaram o exame e saíram da unidade. A unidade informa, ainda, que todos os procedimentos realizados estão registrados em prontuário”, explicou a secretaria.