Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Inaugura neste sábado, 10/6, a Casa Coletiva, espaço colaborativo que reúne ativistas, artistas e agentes em busca de um objetivo comum: transformar a sociedade. Localizado no Centro Histórico de Manaus, o espaço tem como princípio a conexão entre diversos campos e pautas ligadas à cultura, à comunicação e a promoção dos direitos humanos.
No evento de abertura, uma programação especial foi preparada com início a partir das 10h, que inclui oficinas, palestras, debates e apresentações artísticas. Entre elas, a Dj Bibous, a cantora Sisi Rolim e o trio Agenor, Agostinho e Léo.
“Neste espaço, as diferenças serão valorizadas, as fronteiras, dissipadas e os talentos se entrelaçarão em um ambiente propício à inovação e à criatividade”, explicou a produtora cultural, Michelle Andrews, que encabeça esta iniciativa.
Andrews acrescenta que o espaço também abrigará projetos como Casa Ninja Amazônia, a Mídia Ninja, o Coletivo Difusão, a Unegro Amazonas, o projeto Manas na Política, a Esperança Garcia, o Centro Popular de Comunicação e Audiovisual e a Floresta Ativista.



Leia também: DJ do AM é uma das atrações do Festival Mamba Negra, em São Paulo
Em maio de 2023, a deputada federal Manuela d’Ávila esteve em Manaus e conheceu o espaço coletivo.
“Ela foi a primeira ativista nacional a conhecer a Casa Coletiva e estou muito feliz de ser ela, uma mulher com histórico de luta, para acompanhar esse momento. Nossa missão é promover o encontro de mentes inovadoras, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias brilhantes e impactantes”, afirmou Michelle.

Para participar da abertura oficial da Casa Coletiva, os interessados devem confirmar presença por meio do site Sympla. Ainda, o espaço informa suas atividades por meio do perfil no Instagram @mi_andrews, acerca das programações, novidades, eventos e oportunidades.
Confira a programação
10h – Oficina Prática de Roteiro para Documentário com Allan Gomes, mestre em cinema pela UFF
15h – Palestra: “Cultura na Amazônia: Políticas, Acesso e Oportunidades em Manaus e no Amazonas com Michelle Andrews – Produtora Cultural
17h – Roda de Conversa: “Centro de Manaus como Ponto de Referência para Ocupação de Espaços Ociosos e sem Função Social”, com a produtora cultural Michelle Andrews; o historiador Christopher Rocha; e o historiador e mestrando em História Fábio Augusto
19h – Shows Musicais.






