Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Carnaval na Floresta 2024 é um evento super aguardado por quem ama carnaval. Brincar, pular, cantar e se divertir é saudável desde que feito com responsabilidade e muita prevenção. Atenta a essas questões a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vai levar prevenção à saúde na folia carnavalesca mais esperada do ano
A Vigilância em Saúde desempenha papel preventivo e de pronta resposta aos eventos de massa, então segurança, saúde e o bem-estar da população faz parte desta abordagem proativa essencial para lidar com os desafios apresentados diante de concentrações massivas As ações incluem controle de doenças transmissíveis, busca pela segurança alimentar, monitoramento de riscos à saúde, além de planejamento e preparação de respostas a emergências.
A enfermeira e instrumentadora cirúrgica, Fabiana Brito, acredita que informação é tudo, principalmente nesta época do ano.
“Nossa população precisa ser cada vez mais informada. Tudo que é voltado à saúde de uma forma preventiva, eu acho válido. Até porque a população hoje em dia, apesar de ter muita mídia e bastante conhecimento, tem muita gente ainda carente de informação. E a Vigilância em Saúde, ela é sim tem papel fundamental, seja na parte das brincadeiras de festa, carnaval e outros eventos do dia a dia”.
Fabiana Brito, enfermeira

Segundo a advogada Nívea Abrahão, a Constituição garante o direito à saúde, logo, essa iniciativa de “levar prevenção na avenida do samba é válida”.
“É sempre bom trabalhar de forma preventiva, principalmente nesses eventos carnavalescos onde é esperado um alto fluxo de foliões. Vários assuntos serão abordados, inclusive, as doenças sexualmente transmissíveis e a informação é um direito do cidadão”, opinou.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, alerta sobre os cuidados fundamentais para reduzir o risco de transmissão de doenças. “Precisamos pensar em saúde em todos os momentos, incluindo na folia do Carnaval. Ao aliar festa à prevenção, é possível brincar e se divertir com proteção e manutenção da saúde. A FVS segue presente nas ações de prevenção durante o Carnaval na Floresta”, destaca.
A FVS-RCP terá disponível equipes volantes de educação em saúde, assim como distribuição de preservativos e testagem rápida para HIV
Programação
Durante a programação do Carnaval na Floresta 2024, a FVS-RCP realizará monitoramento de evento de massa com vigilância sensível acerca dos atendimentos de saúde realizados, testagem rápida para HIV (auto teste por fluido oral) e distribuição de preservativos.
Especificamente, no sábado, 3/2, a Fundação desfila o “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, com alerta sobre prevenção a doenças com período sazonal na época de chuvas no estado. Combinadas, as ações visam atuar na prevenção de doenças transmissíveis, além de estar a postos para qualquer evento inusitado de interesse a saúde pública






