Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após cinco anos, a escola de samba Sem Compromisso, campeã do Grupo de acesso A no carnaval de 2024, retorna ao Grupo Especial em 2025 com grandes expectativas e intensa preparação.
A agremiação apresenta o enredo “A Sumaúma, a Guardiã da Floresta Amazônica”, que celebra as raízes amazônicas e homenageia os povos originários. Em entrevista ao Programa Vumbora, da Rádio RIOS FM 95,7, o diretor de Carnaval, Éder Sanchi, falou sobre as inovações que o público pode esperar da escola neste retorno.
“Somos uma escola grandiosa, que sempre trouxe novidades e esteve à frente de outras escolas. Podem esperar muita inovação, gente bonita e feliz. Desde 1979, na época do ‘Vovó Branco’, nossa escola já fazia história, e muitos pensam que foi outra escola que trouxe movimento aos desfiles, mas nós já fazíamos isso desde então”, afirmou Éder.
A Sem Compromisso, fundada em 1979, é uma das tradicionais escolas de samba de Manaus. Apesar de integrar por muitos anos o Grupo Especial, foi rebaixada em 2018. Sua quadra está localizada no bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus.
Além de relembrar a trajetória da agremiação, Éder destacou um fato curioso: “Nossa escola foi a primeira a desfilar duas vezes. Começamos como bloco de Carnaval e, depois, fomos convidados pelo governador a desfilar novamente”.
Tema Sumaúma
Com seu simbolismo e grandiosidade, a Sumaúma é mais que uma maravilha natural. Ela representa a identidade cultural e ecológica da Amazônia. Diante das ameaças contemporâneas, proteger a Sumaúma é também preservar um símbolo de resistência, equilíbrio e a incomparável riqueza de nossa floresta.
A Sem Compromisso promete um desfile carregado de emoção, cultura e inovação para honrar a importância da guardiã da Amazônia no Carnaval de 2025.