Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O peixe Cardinal se consagrou bicampeão da 30ª edição do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos (Fespob). O resultado foi anunciado na tarde desta segunda-feira, 2/2, durante a apuração.
O peixe vermelho e azul levou para o aquário negro o tema “Mariuá – Legado, subsistência e resistência”, que abordou a vivência do caboclo do Médio Rio Negro.
Os “Cardinalizados”, torcida organizada do Cardinal, marcaram presença durante a apuração, comemorando cada nota anunciada com gritos de “É bicampeão!”. O grupo levou bandeiras, adereços e realizou coreografias, cantando e reforçando o apoio ao peixe ao longo de toda a disputa.
O Cardinal fez 599,46 pontos, enquanto o Acará-Disco somou 598,76 pontos, em uma disputa acirrada, ponto a ponto. Com o resultado, o peixe neon igualou o peixe amarelo e preto em número de títulos, com ambos chegando a 15 conquistas.
O presidente da comissão diretiva do peixe Cardinal, Tonho Fonseca, destacou a emoção e o esforço de toda a equipe, afirmando que o título foi o reconhecimento de um trabalho realizado ao longo de todo o ano.
“Este é o resultado de um trabalho sério que a gente vem fazendo durante todo esse período. Esta comissão veio para mudar a forma como o Cardinal trabalha. Agora, ao final desse processo, estamos colhendo resultados positivos. Lutamos muito e hoje recebemos o troféu de bicampeão, um reconhecimento pelo nosso esforço”, disse ele.
Veja o vídeo
Leia mais: Hip Hop 360: ‘Batalha Kids de Breaking’ entrega R$ 1 mil reais em prêmios em Manaus
Apresentação
Entre os pontos altos da apresentação, Teo Neves, apresentador do Cardinal e representante do item 1, destacou que o nome Mariuá foi dado em referência à cidade de Barcelos, que teve origem em uma aldeia chamada Mariuá, habitada pelos índios Manaós.
Para animar o cardume neon, Ericson Mendonça, intérprete do Cardinal, entrou no Aquário levando animação à apresentação e reforçando a força do povo barcelense. Com graça e leveza, a Rainha do Festival, Izabelly Kiara, encantou o público com seu bailado.

A porta-estandarte do Cardinal, Jaine Bastos, defendeu o item 4 em uma alegoria que representou a beleza da borboleta amazônica, marcando a apresentação com elegância e sincronia.
O mestre piabeiro e a porta-bandeira do Cardinal, Ewerton Mota e Noele Katz, também se destacaram pela sintonia em cena. A apresentação foi maracda pela organização, pela ocupação do espaço cênico e pela identidade apresentada pelo peixe durante toda a noite.






