Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Boi-Bumbá Caprichoso reiterou seu engajamento com a sustentabilidade ao realizar doação para a Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), nessa semana.
A iniciativa do Boi bicampeão consistiu na entrega de 300 capacetes, os quais fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados durante o processo de trabalho, e que atingiram o fim de sua vida útil, sendo substituídos por novos.
Leia mais: Festival de Parintins: 15 mil pessoas prestigiam lançamento no Bumbódromo
A ação, coordenada pelo diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Affonso Rodrigues, marca um momento importante para o Caprichoso, que em 2024 se destaca como o primeiro boi de Parintins a criar uma diretoria específica para a sustentabilidade e o meio ambiente.
Affonso ressaltou a importância da iniciativa de unir cultura e a política ambiental, visto que o Festival Folclórico de Parintins é realizado na maior floresta tropical do planeta e atrai a atenção de turistas e ambientalistas do mundo inteiro.
“O Caprichoso sai na frente com essa proposta de renovar cada vez mais, inovar e trazer a sustentabilidade para o nosso festival. Sendo, inclusive, reconhecido como campeão do ‘Recicla Galera’, uma conquista que reflete nosso compromisso contínuo com práticas ambientalmente responsáveis e conscientização sobre a importância da reciclagem”, enfatizou Affonso.
A doação dos capacetes à Ascalpin contribui para o descarte correto dos materiais e fortalece a parceria entre o Boi Caprichoso e a comunidade.
Para Teodoro Casemiro, vice-presidente da Ascalpin, a doação permite o descarte adequado dos capacetes, evitando que sejam depositados em lixões e promovendo a reciclagem de forma responsável.
“Estamos muito gratos ao Caprichoso por essa parceria e pela doação desses capacetes, que serão reciclados de maneira correta”, expressou Casemiro.
Deste modo, ele também aproveitou a oportunidade para convidar outras pessoas a contribuírem com a Associação, assegurando que o material doado seja reciclado de forma correta e não prejudique o meio ambiente.






