Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após o rompimento de uma barragem no último sábado, 31/5, que interditou o acesso à balsa no km 24 da BR-319, na travessia do Rio Curuçá, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) se manifestou nesta segunda-feira, 2/6, sobre a situação, que gerou quilômetros de engarrafamento.
“Infelizmente, esse é mais um drama que escancara para o Brasil o caos e a humilhação que os amazonenses enfrentam para se deslocar de Manaus para outros municípios e acessar o restante do país”, afirmou o senador.
Leia também: Governistas reagem ao bate-boca no Senado com Marina Silva
Quem vive o dia a dia da estrada também relatou o sofrimento. “Ficamos na fila até umas dez horas sem nenhuma informação. A BR-319 é esquecida. O Amazonas é esquecido. Estou só com água. Aqui não tem o que vender nem o que comprar”, contou Edileusa Menezes, produtora rural.
Pedidos de socorro
Segundo Plínio Valério, desde a interdição ele tem recebido diversos vídeos e mensagens de moradores pedindo socorro e ajuda para solucionar o transtorno causado pelo congestionamento.
“Além dos buracos e da lama na BR-319, agora mais caos, desespero e humilhação. Famílias inteiras, produtores rurais, caminhoneiros com carga viva e até pessoas doentes estão entre os amazonenses que ficaram isolados após o desmoronamento do aterro improvisado ao lado da reconstrução da Ponte do Rio Curuçá — ponte que desabou há três anos, causando mortes”, relembrou o parlamentar.
Ele também alertou que motoristas transportando animais estão há dias sem acesso a banheiros químicos, água potável ou alimentação. “Tem gente ilhada há três dias”, destacou.

Críticas à Marina Silva
O senador voltou a criticar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com quem tem travado embates políticos. Em maio, Marina se retirou de uma audiência da CPI das ONGs no Senado após ser questionada sobre a gestão do Fundo Amazônia.
“Temos uma rodovia federal em total abandono por causa dos vetos de órgãos ambientais ligados à ministra Marina Silva, que são contra a pavimentação da única ligação terrestre entre Manaus e o restante do país. Para agradar patrocinadores estrangeiros, bilhões estão sendo investidos em obras na mata virgem, como rodovias com seis pistas rumo à COP30, cometendo todo tipo de crime ambiental — e a ministra permanece em silêncio”, criticou Plínio Valério.
O senador encerrou cobrando ação imediata dos órgãos competentes e destacou a urgência de uma solução definitiva para os problemas da BR-319.












