Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um caminhão carregado de cimento perdeu o controle enquanto descarregava próximo a uma igreja no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. O acidente ocorreu na rua 6, Parque Jardim Mauá, quando o veículo, sem o uso de calço de segurança, desceu uma ladeira e colidiu com uma residência, deixando-a completamente destruída.
No momento do impacto, a proprietária da casa não estava presente. Apenas seus três filhos estavam no local, e foi o mais velho, de 18 anos, quem salvou os dois irmãos, de 12 e 10 anos, ao se jogar sobre eles. Graças à sua rápida ação, a tragédia foi evitada. O jovem sofreu apenas escoriações leves.
A mãe, visivelmente abalada, foi amparada por vizinhos ao chegar ao local e se deparar com a destruição da residência. Em busca de ajuda, ela fotografou o caminhão sobre a casa e enviou as imagens ao pastor de sua igreja, que também mobilizou apoio para a família.
Calço de segurança: item essencial para evitar tragédias
O uso de calços de segurança é obrigatório, conforme a norma ABNT NBR 9735/2019, e tem como objetivo evitar acidentes durante paradas, carregamentos e descarregamentos, especialmente em áreas inclinadas.
Quantidade mínima de calços por tipo de veículo:
- Caminhão semirreboque, camionetas, caminhonetes e veículos mistos: 2 unidades.
- Caminhões com reboque, bitrem ou rodotrem: 4 unidades.
- Tritrem: 6 unidades.
Além do calço, outros itens obrigatórios para veículos de carga incluem:
- Alicate universal.
- Chave de fenda ou chave Philips.
- Cones para sinalização.
- Extintor de incêndio.