Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A rede de esgoto da rua Malvarisco, no bairro Jorge Teixeira 3, zona Leste, está totalmente comprometida. Bueiros danificados e sem tampa estão se transformando em grandes crateras, causando acidentes com carros e até envolvendo crianças. Além disso, o escoamento das águas da chuva está prejudicado, gerando alagamentos nas casas.
Moradores relataram ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS o descaso por parte da Prefeitura de Manaus. Embora serviços de asfaltamento tenham sido realizados na região, os bueiros foram esquecidos e estão cada vez mais debilitados.


A estudante Jeyce Siqueira, de 40 anos, afirma: “Está acontecendo um descaso porque a rua foi totalmente asfaltada há 5 anos, mas a rede de esgoto foi esquecida e está quase toda destruída.”
Jeyce conta que, devido a rachaduras no bueiro, a água da chuva invadiu a casa de um vizinho, causando alagamento. Ela também explica que já procurou os órgãos competentes para prestar queixa e visitas técnicas foram realizadas para averiguar o estado da rua, mas as manutenções corretivas não foram feitas.
Veja vídeo:
“Na última vez que o engenheiro veio, ele explicou que seria necessário refazer toda a rede de esgoto, mas simplesmente taparam o buraco com terra, passaram um pouco de asfalto e foram embora, e nunca mais voltaram,” relata a moradora Jeyce.
Causando acidentes
A estudante Joyce Guedes, de 35 anos, declarou que as condições da rua Malvarisco já estão afetando o cotidiano dos moradores. Os bueiros, que se tornaram grandes buracos, ocupam parte da via, gerando diversos tipos de acidentes.
“Esses buracos vêm causando acidentes de carro, e várias crianças já caíram também nesses bueiros que estão em cada canto, já tomando metade da rua,” afirmou Joyce Guedes.
Veja vídeos gravados pelos moradores:
Joyce conta que a rede de esgoto está há pelo menos 10 anos sem manutenção. Ela já acionou a Prefeitura de Manaus, mas as intervenções feitas até agora foram apenas paliativas, consistindo em jogar entulhos nos buracos e realizar serviços de tapa-buracos.
A REPORTAGEM entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, para saber sobre possíveis reparos na região, a qual informou que a rede de esgoto da capital é de responsabilidade da concessionária Águas de Manaus.
Já a concessionária informou que irá enviar uma equipe ao local para verificar a situação relatada.






