Paulo Vitor Castro – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Seleção Brasileira já conhece o adversário da próxima fase da Copa do Mundo. Após terminar na liderança do Grupo C, o Brasil enfrentará o Japão nos 16-avos de final, depois que a equipe asiática empatou por 1 a 1 com a Suécia e garantiu a segunda colocação do Grupo F. O confronto será disputado na próxima segunda-feira, 29/6, em Houston.
O Japão avançou ao mata-mata com cinco pontos. A equipe estreou empatando em 2 a 2 com a Holanda, goleou a Tunísia por 4 a 0 na segunda rodada e confirmou a classificação ao empatar por 1 a 1 com a Suécia na última rodada.
A Holanda liderou o Grupo F com sete pontos, enquanto a Suécia terminou em terceiro, com quatro, e também avançou entre os melhores terceiros colocados. A Tunísia encerrou a participação sem pontuar.
O duelo marca o segundo encontro entre as seleções em uma Copa do Mundo. O primeiro aconteceu na edição de 2006, na Alemanha, quando o Brasil venceu por 4 a 1 na fase de grupos, com gols de Ronaldo (duas vezes), Juninho Pernambucano e Gilberto.

Leia Também: Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata
No retrospecto geral, a vantagem brasileira segue ampla. Em 14 partidas disputadas, o Brasil soma 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota diante dos japoneses.
O resultado mais recente, porém, favorece a equipe japonesa, que venceu a Seleção por 3 a 2, de virada, em amistoso disputado em 2025, encerrando a invencibilidade brasileira no confronto.
A partida já foi sob o comando de Carlo Ancelotti, mas com uma equipe bastante diferente da que disputa a Copa do Mundo, já que boa parte dos jogadores utilizados naquele confronto não fazem parte do atual elenco da Seleção.






