Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus foi uma das cidades que sediaram manifestações do movimento “Reaja Brasil”, realizadas simultaneamente em diversas capitais do país nesse domingo, 3/8. Na capital amazonense, o ato ocorreu na Ponta Negra, na zona Oeste da cidade, e contou com a participação remota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se emocionou ao acompanhar, por videochamada, o apoio de seus simpatizantes.
Vestidos de verde e amarelo, manifestantes criticaram o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente o ministro Alexandre de Moraes, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Houve ainda pedidos de impeachment e anistia aos envolvidos e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Leia também: Direita vai às ruas: Maria do Carmo e lideranças conservadoras participam do ato ‘Reaja, Brasil’ em Manaus
A videochamada com Bolsonaro foi organizada pela pré-candidata ao governo do Amazonas, Maria do Carmo Seffair (PL), e pelo presidente do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke. Na transmissão, ambos mostraram ao ex-presidente a mobilização popular no local. “Presidente, esse é o povo de Manaus e do Amazonas que te ama”, afirmou Kruke.
Ao apontar a câmera para a multidão, os gritos de apoio intensificaram-se. Na sequência, Maria do Carmo discursou em defesa do ex-presidente: “A voz do povo é a sua voz”, declarou, em referência à adesão dos manifestantes.
Vídeos compartilhados por apoiadores mostram Bolsonaro visivelmente emocionado, embora tenha permanecido em silêncio durante boa parte da ligação. “Todos nós estamos cumprindo o seu legado”, concluiu Kruke.
Além de Manaus, o movimento “Reaja Brasil” promoveu atos em outras capitais, como São Paulo, Belém, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Campo Grande.












