Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Começou o Campeonato Amazonense Sub-19. Nesta categoria, atletas de 19 times lutam pelo título e pela vaga na Copa do Brasil Sub-20, em 2025. A competição é uma verdadeira propulsora de carreiras no Amazonas.
Com recorde de times, os participantes foram divididos em quatro grupos no Barezinho Sub-19. Avançam de fase os dois melhores.
No Grupo A está: Líbano, Guerreirinhos, Fast e Paramazonas. No B: Tarumã, Penarol, Inter Academy, Manauara e Manaus.
No Grupo C, disputam: Presidente Figueiredo, Amazonas, Librade, Instituto São José e Cliper. Já no Grupo D, estão: CDC Manicoré, Parintins, Princesa do Solimões, Nacional e Sete.
Leia mais: Amazonas FC vence o Operário e começa a sonhar com o acesso à Série A
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o diretor de competições adjunto da FAF, Thiago Durante, destacou a relevância dos campeonatos de base, principalmente como uma forma de dar oportunidade para jovens de diversos bairros de Manaus e do interior podem constituir sua carreira no esporte.
“Enxergamos a missão de promover o futebol de base como extremamente importante e desafiadora, pois ela mantém a chama do futebol que é acesa cada ano em que a gente abre novas categorias para serem prestigiadas pelos clubes. No futebol de base é onde nasce tudo. É onde se tem o primeiro contato com a modalidade”, destacou Thiago Durante.
Carreira em ascensão
O jogador do Librade-AM, Pedro Souza, de 19 anos, nasceu em Manaus, mas cresceu e se desenvolveu como atleta em Itajubá (MG). Em entrevista ao riosdenoticias.com.br, ele conta que com o objetivo de construir uma carreira mais sólida no futebol, retornou para sua cidade natal e teve sua estreia no Barezinho Sub-19.
“Sempre fui um adepto do futebol, e almejava me tornar profissional desde os 8 anos de idade. Em 2024, surgiu a oportunidade de me mudar de volta para Manaus com o objetivo de jogar o campeonato amazonense de base, e eu abracei essa chance. Nosso elenco passou os últimos meses trabalhando duro, dando nosso máximo com o objetivo de melhorar cada vez mais para sairmos com as medalhas de campeões no peito”, declarou.
Pedro Souza considera ser um motivo de muito orgulho ter a chance de jogar um campeonato de base, sendo um jogador federado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“É um grande passo para um garoto que sonha em se tornar um atleta profissional consolidado no futuro. O campeonato de base abre diversas portas, e cabe a nós jogadores aproveitar as oportunidades mostrando determinação e trabalho”, pontuou o atleta.
Celeiro de oportunidades
De acordo com a FAF, mais de quatro mil atletas participam e competem nas diversas competições de base, que se desenvolvem desde o sub-8 até a categoria sub-20. Para Thiago Durante, a ideia é fortalecer a juventude para garantir a qualidade do futebol de amanhã.
“As perspectivas de fortalecimento do futebol amazonense a cada ano sempre são as melhores possíveis. Tem sido bem gratificante o trabalhar para cada vez mais tornar o futebol grande, pujante e forte, para que nós tenhamos atletas do nosso estado trabalhando no futebol profissional, quem sabe até no futebol mundial”, ressaltou o diretor.
Próximos jogos
- Sexta-feira, 20/9: Inter Academy x Manauara, 15h30, CT do Manauara;
- Sexta-feira, 20/9: Princesa do Solimões x Nacional, 15h30, Gilberto Mestrinho/MPU;
- Sábado, 21/9: Parintins x Sete, 15h30, Francisco Garcia/RPE;
- Domingo, 22/9: Penarol x Manaus, 15h30, Floro de Mendonça/ITA;
- Segunda-feira, 23/9: Líbano x Paramazonas, 14h, Ulbra;
- Segunda-feira, 23/9: Guerreirinhos x Fast.