Redação Rios
MANAUS (AM) – Bares e adegas foram flagrados vendendo bebidas alcoólicas vencidas e adulteradas durante uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), realizada entre a noite de sexta-feira, 31/10, e a madrugada de sábado, 1º/11. A operação resultou na autuação de diversos estabelecimentos em diferentes zonas de Manaus.
A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e atuou nas zonas Centro-Sul, Centro-Oeste e Norte da capital amazonense, com apoio de agentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), que identificaram produtos irregulares em duas adegas.
Segundo nota divulgada pela SSP-AM, em um dos locais foram encontradas bebidas com validade expirada desde fevereiro deste ano. Em outro, os fiscais identificaram garrafas de gin adulteradas, com indícios visíveis de modificação no conteúdo.
“A gente se deparou com uma grande quantidade de bebidas vencidas e também produtos adulterados. Demos um prazo para que os responsáveis se regularizem e possam voltar a trabalhar normalmente”, afirmou a fiscal sanitária Marimar Almeida.
Leia mais: Quatro homens são presos e dois foragidos capturados durante Operação Águia em Manaus
Além das irregularidades sanitárias, a operação também identificou problemas estruturais e administrativos. No bairro Redenção, um estabelecimento foi autuado pela Visa Manaus e teve o fornecimento de energia elétrica suspenso pela Amazonas Energia devido a irregularidades.
Outro local foi notificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por não possuir o Auto de Vistoria (AVCB) — exigência de segurança contra incêndios. Situação semelhante foi registrada em um bar localizado no bairro Águas Claras.
O delegado Osman Nasser, titular do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos estaduais e municipais.
“Quando a gente chega, consegue fiscalizar tanto a parte criminal quanto a parte administrativa, além da segurança […] Essa integração acaba fazendo desse comboio um trabalho conjunto que soluciona diversos problemas e reduz as celeumas que a sociedade vem enfrentando”, pontuou.
*Com informações da assessoria











