Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A 9ª edição do Balaio de Oxum, que é visto como o maior evento público dos povos e comunidades de matriz africana da capital amazonense, será realizado no próximo domingo, 8/12, às 16h, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Neste ano, o evento carrega o tema “Sob a proteção de Oxum: água, território e ancestralidade em defesa da vida”, com o compromisso da conservação da natureza e do meio ambiente, especialmente em tempos de fumaças de incêndios ilegais e secas históricas.
Leia mais: Cineteatro Guarany divulga a programação da primeira semana de dezembro
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a zeladora de Ubanda Mãe Nágila de Oxum, que também é vice-presidente do Conselho de Ética da Associação Brasileira do Balaio da Oxum (AbraOxum), destacou a relevância do evento para sua religião.
“Oxum é a grande mãe dos rios, senhora da fertilidade, da riqueza e da abundância. Eu, como zeladora de Umbanda, venho convidar você a estar conosco nessa luta contra a poluição, contra a degradação dos nossos rios, do nosso meio ambiente”, disse Nágila.
A caminhada tradicional, de acordo com a organização, será não só pelo combate à intolerância religiosa, mas também em prol do meio ambiente e da vida. “Convido a todos os meus irmãos umbandistas, povos de matrizes africanas e toda a sociedade de Manaus a participar conosco nesse dia. Oraê, Oxum. Axé”, completou.