Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um dos eventos mais importantes da cultura dos povos e comunidades de matriz africana de Manaus, a 9ª edição do Balaio de Oxum, ocorreu no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, com a defesa da natureza e luta contra o racismo religioso.
Com o tema “Sob a proteção de Oxum: água, território e ancestralidade em defesa da vida”, o evento trouxe a luta pela preservação ambiental como principal anseio, além do respeito à natureza e a intolerância religiosa.
A presidente da Associação Brasileira do Balaio de Oxum (AbraOxum), Nochê Flor Ty Navê, destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a importância do evento como um momento de resistência e união para os povos de terreiro. “A grande importância do dia de hoje é o momento de força e de luta do povo de terreiro. No dia de Mamãe Oxum, a gente vem numa luta contra a intolerância religiosa“, afirmou.
Leia também: Balaio de Oxum será realizado neste fim de semana, na Ponta Negra

Ela enfatizou que o evento, que já conta com nove edições, é uma forma de firmar resistência e também de fortalecer a união entre os povos, com o apoio de simpatizantes e a valorização da ancestralidade. “É importante para a gente registrar a grandiosidade do nosso povo ancestral, que luta contra todo tipo de discriminação”, destacou.


A presidente da AbraOxum acredita que este ano o número de participantes da celebração foi ainda maior. “Esse ano, com certeza, veio muito mais pessoas. Isso só fortalece a nossa luta“, disse.

À REPORTAGEM, a Mãe Aline de Oxum, vice-presidente do Balaio de Oxum e defensora da luta contra o racismo religioso, também compartilhou a relevância do evento. “É uma caminhada contra a intolerância religiosa, o racismo religioso, a preservação da natureza. Esse evento é importante para ocuparmos nossos espaços“, explicou.
A caminhada tradicional em 2023, atraiu cerca de 5 mil pessoas. Neste ano, segundo o diretor do conselho fiscal da Abraoxum, Júlio Oliveira, a expectativa é de que ao menos 10 mil tenham participado do evento em 2024.












