Redação Rios
MANAUS (AM) – Mesmo sendo o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama, a mamografia ainda tem baixa procura entre as mulheres de Manaus. O exame é fundamental para identificar lesões suspeitas antes que a doença apresente sintomas, aumentando as chances de cura.
De acordo com dados da rede pública de saúde, foram realizadas 28 mil mamografias em 2024, o que representa apenas 30% da meta estimada para o rastreio do câncer de mama na capital. De janeiro a setembro deste ano, o número chegou a 27 mil exames.
Quem deve fazer o exame
No Sistema Único de Saúde (SUS), a mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 74 anos, mesmo sem sintomas, a cada dois anos. Já para mulheres de 40 a 49 anos ou acima dos 74, o exame pode ser solicitado em casos específicos, após avaliação médica, principalmente quando há histórico familiar de câncer de mama ou sinais suspeitos.
“A mamografia permite detectar o câncer de mama em estágios iniciais, quando as chances de cura ultrapassam 90%. É um exame rápido, gratuito e essencial para a saúde da mulher”, explica a enfermeira Lúcia Freitas, especialista em saúde da mulher.
Importância do rastreio
Um levantamento realizado entre 2020 e 2024 mostrou que mais de 60% das lesões precursoras do câncer de mama foram identificadas em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de maior risco.
Além da idade, outros sinais de alerta devem ser observados em qualquer fase da vida, como:
- surgimento de nódulo na mama;
- inchaço ou aspecto de “casca de laranja” na pele;
- dor;
- retração ou descamação do mamilo;
- saída de secreção.
Ao perceber qualquer alteração, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e encaminhamento médico.
Acesso ao exame
Em Manaus, a mamografia é oferecida gratuitamente pelo SUS em unidades fixas e também nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que percorrem diferentes bairros para facilitar o acesso ao exame.
Mulheres de 50 a 74 anos podem realizar o exame sem necessidade de encaminhamento médico nas unidades móveis. Já nas unidades tradicionais, o atendimento é feito mediante encaminhamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
A lista de locais de atendimento está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): www.manaus.am.gov.br/semsa.
Outubro Rosa
Durante o mês de Outubro Rosa, as unidades de saúde realizam ações educativas, palestras e mutirões de exames para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 420 novos casos de câncer de mama por ano em Manaus, no período entre 2023 e 2025.
*Com informações da Assessoria











