Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Morre o lendário dublador de Magneto e Megatron, o ator José Santa Cruz. Ele faleceu nesta sexta-feira, 26/4, aos 95 anos.
Os detalhes da morte ainda não foram revelados, mas os familiares confirmaram a partida do dublador que dublou personagens iconicos entre eles: Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J. Jonah Jameson nos filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi, Dino da Silva Sauro em Família Dinossauros.
Leia mais: ‘Versão brasileira’: dubladores protestam por regulamentação da IA; entenda
José também trabalhou como ator em filmes, série e programas de humor na TV, como A Praça é Nossa e Zorra Total.
No instagram do Duplapédia Brasil também foi anunciado o falecimento do ator: “Com pesar comunicamos o falecimento do dublador José Santa Cruz!”
O professor e mestrando em História da Universidade Federal do Amazonas, Fabio Augusto, em seu instagram expressou:
“Hoje nos despedimos do ator, comediante e radialista José Santa Cruz (1929-2024), um gigante da dublagem que desde a década de 1970 deu vida a personagens marcantes como Obi Wan Kenobi, Dino da Silva Sauro, Magneto, Sr. Omar, Hagrid, Jar Jar Binks, Megatron, Auguste Gusteau e Tio Patinhas. Descanse em paz e obrigado por alegrar gerações de brasileiros”, escreveu.
José Santa Cruz Costa
Foi um ator, locutor, apresentador, radialista, comediante e um dos principais dubladores brasileiros. Na televisão é conhecido por ter interpretado o Jojoca nos humorísticos A, E, I, O Urca, Balança Mas Não Cai, A Praça é Nossa e Zorra Total.












