Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O deputado federal Átila Lins (PSD) apresentou o projeto de lei 2079/24 para incluir as bacias hidrográficas do Amazonas na jurisdição da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco). A Codevasf é uma empresa pública que trabalha com infraestrutura e gestão sustentável de recursos hídricos, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Em discurso no plenário, Lins destacou a importância da Companhia, que possui mais de 50 anos de existência e presta relevantes serviços nas regiões onde atua. Ele defende que a inclusão das bacias do Amazonas permitirá que municípios que ainda sofrem com a falta de água tratada ou encanada sejam beneficiados com os mesmos programas de desenvolvimento já implementados em outras regiões.
“Codevasf tem mais de 50 anos de existência e presta relevantes serviços onde atua. De forma que eu já apresentei um projeto de lei que está tramitando nesta Casa, no sentido de que o Amazonas e suas bacias hidrográficas possam ser incluídas no rol das bacias hidrográficas já atendidas pela Codevasf”, disse o deputado Átila Lins
Leia também: Átila Lins destaca 10 mil empregos que podem ser gerados por polo Bio-Agroindustrial em Rio Preto da Eva
A Codevasf atua em três principais áreas: segurança hídrica, agricultura irrigada e economia sustentável. Suas ações em segurança hídrica visam assegurar o acesso sustentável à água de qualidade e a proteção contra desastres hídricos, como secas e enchentes. A empresa constrói reservatórios, sistemas de integração de bacias e sistemas de abastecimento.
Na agricultura irrigada e economia sustentável, a Codevasf investe na implantação de infraestruturas para irrigação, o que permite o aumento da produção agrícola, geração de empregos e renda, atração de investimentos e geração de divisas. A Companhia já atua na produção de frutas e culturas tradicionais, como manga, limão, goiaba, melão, coco, maracujá, melancia e banana.
Lins acredita que a inclusão das bacias do Amazonas na Codevasf trará benefícios significativos para a região, promovendo desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida dos moradores.