Jéssica Lacerda e Vívian Oliveira – Rede Rios de Comunicação
MANAUS (AM) – O Festival Folclórico de Parintins, um dos eventos mais aguardados pelos amazonenses, está prestes a encantar o público com suas grandiosas alegorias. As criações de renomados artistas locais, reconhecidos mundialmente, são consideradas uma das principais atrações durante as três noites de apresentação do festival.
Na noite dessa quarta-feira, 28/6, a equipe da REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO teve acesso exclusivo ao local de concentração dos Bois Garantido e Caprichoso. O espaço, situado ao lado do Bumbódromo, fervilha de atividades realizadas pelos artistas, que realizam os últimos retoques em suas criações, que irão surprender o público.
Durante a visita, personalidades importantes de ambos os bois concederam entrevistas, revelando detalhes fascinantes sobre o processo de criação das alegorias, desde as primeiras ideias até a finalização da obra.
Algles Ferreira, renomado artista plástico do Boi-Bumbá Caprichoso, contou à reportagem um pouco sobre sua trajetória que remonta a 1995, quando iniciou na Escola de Artes do Boi Caprichoso. Algles assumiu oficialmente o posto de alegorista da agremiação em 2011.
Para a apresentação deste ano, Algles assumiu a responsabilidade de elaborar a alegoria do ritual Yreruá – A Festa do Guerreiro.
O artista explicou que para dar vida à sua criação, recebe uma sinopse, um desenho-base e a toada. Os materiais são o ponto de partida, a partir daí são confeccionadas as primeiras maquetes, delineando a concepção inicial da alegoria.
Leia também: Visitantes podem contar com turistódromo em Parintins
“Depois de receber todo o material para a concepção artística, é preparada uma maquete em pequena escala, que é imprescindível para o processo. É com ela que se tira todas as dúvidas com o Conselho, que vão validá-la para a execução. A partir daí, é solicitado todo o material de estrutura pesada, forro, EPS (popularmente conhecido como Isopor). Também são escolhidos os membros da equipe, composta por soldadores, pintores, entre outros”, explicou Algles.
Uma etapa fundamental do processo é a avaliação do projeto pelo Conselho de Artes, composto por músicos, escritores, historiadores e artistas. Algles Fereira destacou que, para a execução da alegoria que será levada à Arena, uma equipe de 25 pessoas se divide para assumir a responsabilidade de construir a obra de arte. Neste ano, a alegoria em destaque é a do ritual Yreruá – A Festa do Guerreiro, que integra o álbum do Caprichoso para 2023.
“O festival de Parintins começa bem antes de junho. São seis a sete meses de processo, com o pessoal sonhando com o tema do boi, o que vai defender. Em março, a gente já recebe uma pasta com todo o material, sinopse, Cd e toada, para a gente se inspirar. E a execução geral do boi é gigantesca. São mais de 350 pessoas envolvidas. Para movimentar os carros para a Arena, são mais de 600 pessoas, fora o suporte que vem de Manaus”.
Algles Ferreira, artista plástico
Outro talentoso artista plástico que foi entrevistado pela equipe da REDE RIOS, Ozéas Bentes, do Boi-Bumbá Garantido, frisou que possui mais de 30 anos de participação no Festival de Parintins. Ozéas é responsável pela criação da alegoria do ritual Nominação Kayapó, que será celebrada na toada de mesmo nome. Ele compartilhou detalhes sobre o processo de desenvolvimento de sua obra, revelando a dedicação e os cuidados envolvidos em sua criação.
“Eu sou responsável por duas alegorias e, se Deus quiser, estará tudo montado. A galera está na expectativa de ver o Garantido recuperado do ano passado, porque as alegorias foram muito criticadas. Mas esse ano elas estarão bem grandes, bem preparadas e com bastante efeito. Aqui é isso: é garra, é vontade. Quem é Garantido tem que ser forte e guerreiro mesmo”, bradou. Ozéas Bentes.
Enquanto a cidade do Garantido se agitava, após ensaio com os itens, imponentes alegorias se agrupavam em frente ao Curral do Garantido.
Dentre os presentes, estava Marcelo Bilela, maestro da Batucada, conhecido popularmente como Peara, em alusão ao porco do mato que é seguido por todos os animais.
O maestro falou sobre a responsabilidade de reger a batucada e também compartilhou uma novidade emocionante para este ano. O hit “Treme-Terra” irá fazer um verdadeiro paredão sonoro na arena, prometendo agitar ainda mais o público presente, adiantou Peara.
Com a aproximação do Festival Folclórico de Parintins, a expectativa dos envolvidos só aumenta. Artistas locais dedicam seu talento e criatividade à criação das alegorias, buscando encantar o público e transmitir a essência cultural e folclórica da região amazônica.
As obras dos artistas Algles Ferreira e Ozéas Bentes refletem a riqueza e a diversidade do folclore de Parintins (AM). Suas alegorias são cuidadosamente elaboradas, desde a concepção das primeiras ideias até os detalhes da finalização, contam com o apoio de equipes talentosas e dedicadas para a realização do maior evento que acontece no coração da Amazônia.
O Festival Folclórico de Parintins é uma celebração única, que une tradição, música, dança e arte em uma experiência memorável e atrai pessoas do mundo inteiro. As alegorias desempenham um papel fundamental no espetáculo, encantando o público com sua imponência, cores vibrantes e narrativas cativantes.
A expressão cultural representa a identidade amazônica e encanta pessoas de todo o Brasil e do mundo. E é uma oportunidade de celebrar a tradição, valorizar os artistas locais e vivenciar momentos inesquecíveis.
À medida que os preparativos finais estão sendo realizados no Bumbódromo, os Bois Garantido e Caprichoso se preparam para levar ao palco a magia e a emoção de suas apresentações. O público aguarda ansiosamente para testemunhar as alegorias ganharem vida, transportando-os para um mundo de fantasia e encantamento.
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO continuará acompanhando os bastidores, com todos os preparativos, e trará diversas informações sobre o Festival Folclórico de Parintins, para deixar o público informado sobre as novidades e surpresas que aguardam os espectadores nas três noites de espetáculo.
Prestes a começar, prepare-se para ficar encantado com as alegorias deslumbrantes, os ritmos contagiante e a energia gerada no coração do Amazonas.
O Festival Folclórico de Parintins promete ser uma experiência única e emocionante para todos os amantes da cultura popular.