Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após um ano sem programação, o tradicional “Arraial do CSU” está oficialmente de volta ao Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus. Em sua 43ª edição, o evento teve início na quinta-feira, 5/6, e segue até o dia 6 de julho, sempre das 18h à meia-noite, com entrada gratuita.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no Complexo Social Urbano (CSU) para conferir de perto a movimentação, ouvir a organização e os trabalhadores das barracas e saber mais sobre a expectativa para a programação deste ano.
De acordo com a coordenadora de dança e palco do arraial, Jeane Xavier, a edição de 2024 precisou ser cancelada devido às reformas nas estruturas do CSU. Agora, com o espaço revitalizado, a expectativa é receber um grande público ao longo do mês.

“Este ano, serão cerca de 300 apresentações de danças tradicionais, alternativas, nacionais e internacionais. Também lançamos o projeto ‘Brincando no Parque’, com a doação de 6 mil ingressos em brinquedos para crianças de baixa renda“, destacou Jeane.
Ela também explicou que, por sensibilidade com pessoas autistas, idosos e animais, não haverá fogos de artifício com estampido nesta edição. “Este ano não haverá fogos com estampidos. Justamente por conta dos autistas e a preservação sonora para idosos e também em relação a causa animal“, disse.
Cobranças por estacionamento?
A entrada apesar de gratuita, ainda é alvo de críticas pela população todos os anos devido a cobranças no estacionamento do local. Jeane reforçou que eventuais cobranças de estacionamento fora do CSU não são de responsabilidade da organização, mas deixou um alerta aos condutores.


“Nós somos responsáveis por tudo o que acontece do portão para dentro, do portão para fora, não é de responsabilidade nossa. Deixando bem claro que os próprios moradores do bairro do Parque 10, aqui pela adjacência, eles alugam a frente de suas casas para que possam guardar carros e motos, nós não temos nada a ver com isso”, explicou.
Jeane Xavier, organizadora do arraial
Feira gastronômica
Na feira gastronômica, os expositores comemoram o retorno. A vendedora Abruna Silva, conhecida pela barraca de batata espiral e milho, falou sobre a importância do festival: “Como no ano passado não teve, muita gente foi prejudicada. Somos autônomos e dependemos desses eventos. Este ano, a expectativa está a mil!“

Já Renan Monte Rey, da barraquinha ‘Churros Me gusta’, participa há 10 anos do arraial. “Aqui tem o melhor churros gourmet de Manaus. Este ano também começamos a vender nosso açaí frozen. A pausa em 2024 foi difícil, mas a gente persistiu. Agora é só alegria”.

Entre o público, a animação também toma conta. A estudante de medicina Nicole Ibernon, que frequenta o festival pela segunda vez, destacou o “clima familiar do evento“.
“Fiquei super triste quando cancelaram no ano passado. Aqui é um lugar seguro, tem policiamento, comida boa e quadrilha. A melhor parte é vir comer e se divertir!“, brincou.
Arraial do CSU é oficializado em Manaus
O Arraial do CSU agora faz parte do Calendário Oficial da Cidade de Manaus, conforme a Lei nº 3.459, sancionada em janeiro deste ano, consolidando o festival como um dos maiores eventos juninos da capital.

“O nosso arraial do Parque 10 foi inserido como o maior festival folclórico de Manaus, é uma lei sancionada, portanto, o festival folclórico faz parte do patrimônio cultural da nossa cidade.“, salientou uma das organizadoras do evento, Jeane Xavier.