Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Aprovados nos concursos de 2021 para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública realizaram uma manifestação em frente à sede do Governo do Amazonas, na manhã desta quarta-feira, 8/1, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com os concursados, que questionam as promessas feitas pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil). Após a convocação de mil novos policiais militares em setembro, ele afirmou que chamaria outros mil até o final de 2024, o que não se confirmou com a conclusão do ano.
“A nossa reivindicação é que o governador Wilson Lima de imediato convoque os aprovados nos concursos da segurança pública, visto que todos já fizeram as fases e todos precisam ser homologados porque há uma necessidade e uma demanda muito grande no estado do Amazonas”, declarou o aprovado para a Polícia Militar, Anderson Santos.
Leia mais: Aprovados em concursos da PC, PM, SSP e Bombeiros realizam protesto por convocação
O concursado para a PM, Roger Martins, que também estava presente na manifestação, deixou claro que a categoria não obteve nenhum retorno positivo do governo estadual até o momento. “Estamos ansiosamente esperando pela convocação dos mais de mil aprovados do cadastro reserva da Polícia Militar”, comentou.
Julia Souza, aprovada no concurso da Polícia Civil, ressalta que já houve investimento do estado na formação dos aprovados. “Foi-nos gerada a expectativa de chamamento com relação a isso. O curso de formação acabou a dois anos. Nós temos 430 policiais civis aptos e aguardando”, disse.


Resposta
Em nota enviada ao riosdenoticias.com.br, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que realizou, em novembro do ano passado, o chamamento de 1.700 servidores para as Forças de Segurança e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), aprovados no concurso público realizado em 2021.
A SSP-AM destacou, ainda, que em conjunto com demais órgãos do Governo do Amazonas está em fase de conclusão do estudo e levantamento para chamamento de mais aprovados no certame, conforme disponibilidade orçamentária do estado.
Além disso, a pasta afirmou que está em andamento o planejamento orçamentário para a convocação de outros mil soldados da PM, dentro do cadastro de reserva, e a convocação de aprovados para oficiais, que vão se juntar aos que já estão participando do curso de formação.