Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As histórias sobre as fundações das escolas de samba da capital amazonense serão contadas em uma série de reportagens produzidas pelo programa “Amazone-se” da rádio RIOS FM 95,7. O projeto inédito no Amazonas, “Samba na Floresta: o Carnaval de Manaus”, explora personagens marcantes de uma das maiores expressões de cultura do Estado e do país.
A primeira visita pelo projeto aconteceu neste sábado, 4/11, à sede da tradicional Escola Vila da Barra, cujo bandeira carrega a figura de uma grande e majestosa onça pintada.
A idealizadora do projeto, que também é apresentadora do programa “Amazone-se”, da rádio RIOS FM 95,7, Ana Clarissa, destacou a necessidade de Manaus entrar novamente no “farol das escolas de samba”: “a gente respira muito samba e aqui [Manaus] tem muito talento”, frisa .
Samba na Floresta
“Manaus tem o samba em seu DNA, mas, ao longo do tempo parece que esse legado se perdeu. No entanto, temos à nossa disposição diversas plataformas para narrar a incrível história do samba manauara com os verdadeiros protagonistas desse ritmo”
Ana Clarissa, apresentadora do programa “Amazone-se” da rádio RIOS FM 95,7
O primeiro episódio da vídeo-reportagem “Samba na floresta: o Carnaval de Manaus” será transmitido no penúltimo domingo de novembro no programa “Amazone-se” da rádio RIOS FM 95,7. Conforme Ana Clarissa, o projeto vai contextualizar o surgimento das escolas de samba.
“Quando a gente começa a trabalhar desta forma vem o orgulho de ser amazonense, da cultura e do samba. Então, este projeto veio para isso, que é o Samba na Floresta em Manaus. Ele tem a assinatura da nossa diretora, Kelles Lopes”, detalhou.
Para a apresentadora do programa “Amazone-se”, o resgate das histórias do samba na capital amazonense é fundamental, principalmente para elevar o conhecimento e orgulho da tradição cultural da região.
“Os ouvintes serão enriquecidos ao ouvir as fascinantes histórias de cada escola de samba. Onde há história, há conhecimento, e quando adquirimos conhecimento, nosso orgulho cresce, e é exatamente isso que devemos fazer: resgatar o orgulho pelo Carnaval de Manaus”
Ana Clarissa, apresentadora do programa “Amazone-se” da rádio RIOS FM 95,7
Preparações e expectivas da Escola Vila da Barra
Fundada no bairro da Compensa na década de 90, a escola de samba Vila da Barra realizou seu primeiro desfile em 2008. Desde então, já foi campeã do acesso à série C em 2014, do acesso à série B em 2015 e vitoriosa no acesso à série A em 2016.
Segundo o presidente da escola de samba Vila da Barra, Apollo Ferreira, as preparações para o próximo Carnaval iniciam poucas semanas depois do término da edição anterior.
Após a prestação de contas, há o início da pesquisa sobre o enredo da escola. No caso da Vila da Barra, o enredo do próximo ano será a história do Zé Pilintra.
“A preparação está a todo o vapor. Já estamos na sequência de preparar os protótipos. Semana que vem vamos começar a confeccionar todas as alas junto com os carros alegóricos. Nossa expectativa é trazer este título para o bairro da Compensa, para a zona Oeste e para nossa escola de samba, que é merecedora”
Apollo Ferreira, presidente da Vila da Barra
Para o mestre sala da Vila da Barra, Ulisses Aquino, a expectativa de fazer um ótimo Carnaval sobre a história do Zé Pilintra é alta.
“Todos nós estamos em uma vibração só. O Zé Pilintra traz esta energia boa, do bom malandro, do Carnaval e da felicidade. Então, estamos com uma expectativa enorme de fazer um belíssimo Carnaval”, disse mestre-sala da Vila da Barra.