Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
AMAZONAS – Aproximadamente 4,3 toneladas de cocaína foram apreendidas em uma área rural de Benjamin Constant, a 1.121 quilômetros de Manaus. Essa ação policial é registrada como a maior apreensão de entorpecentes já realizada na história do Amazonas.
Após um prejuízo de R$ 330 milhões ao tráfico, dois indivíduos foram detidos durante a operação, sendo um deles considerado o chefe do grupo criminoso.
De acordo com a delegada Mayara Magna, da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant, a operação começou em fevereiro deste ano, após a equipe receber informações sobre um depósito de drogas localizado no Alto Solimões, uma das principais rotas do tráfico na região.
“Nossa equipe, com muito esforço, conseguiu identificar a existência de um depósito de entorpecentes em uma área de mata, mas a localização não era clara. Após um relatório, conseguimos determinar a área, e a operação começou no dia 2 de agosto. As equipes policiais mudaram suas rotas e conseguimos alcançar o depósito de drogas.”
A delegada afirmou que os entorpecentes estavam armazenados no depósito devido à estiagem dos rios, e após o período de seca, seriam distribuídos. Além disso, para chegar ao local onde as drogas estavam escondidas, as equipes policiais precisaram caminhar por mais de cinco horas na mata.
“Essa droga estava sendo guardada nesse local para que, quando o rio subisse, pudesse ser distribuída para os destinos planejados pelos criminosos. Conseguimos entrar na mata, utilizando uma rota diferente, pois, devido ao ‘Starlink’, se tivéssemos seguido o caminho pelo igarapé, não teríamos obtido sucesso. Os policiais caminharam mais de cinco horas por outra rota e adentraram na mata. Os próprios traficantes não acreditavam que a polícia pudesse chegar lá, devido à localização. Eles não tinham uma guarda eficaz. E assim, obtivemos sucesso”, disse a autoridade policial.
Durante a operação, dois homens, que já possuíam antecedentes criminais, foram detidos e levados à delegacia para os procedimentos cabíveis. Um deles é considerado o líder do grupo criminoso. Com eles, foram apreendidas armas e entorpecentes.