Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em caráter excepcional, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Mário Puga Ferreira, autorizou, por meio da Portaria nº 1647, de 28 de agosto de 2024, que as atividades acadêmicas e administrativas sejam realizadas de forma remota.
No documento, consta que, no período de 28 a 31 de agosto, as aulas ocorrerão nesta modalidade em razão das condições climáticas no estado do Amazonas, que afetam a qualidade do ar.
Leia também: Fumaça intensifica e Manaus registra qualidade do ar ‘péssima’
O reitor autorizou a partir desta quarta-feira as atividades acadêmicas e administrativas de forma remota, porém ficam mantidas as atividades essenciais.
O portal RIOS DE NOTÍCIAS, conversou com o Acadêmico de Ciências Contábeis da Ufam, Anderson Moriz da Silva, de 34 anos, que está no 8° período do curso.
Anderson Moriz soube que as aulas seriam realizadas na modalidade online durante a manhã desta quarta-feira, 28. “Hoje tenho três disciplinas, e o reitor publicou uma portaria com autorização até o dia 31/8”, disse.
O universitário acredita que a decisão da reitoria da Ufam não será prejudicial aos alunos, pois o novo período acadêmico acabou de começar. “Logo, as avaliações não serão prejudicadas”, avaliou.
“A decisão foi acertada, pois estamos com a cidade tomada por essa fumaça tóxica. Sabemos que é prejudicial à saúde, mas não temos parâmetros para medir as consequências de estar exposto a ela. Estou muito preocupado”, relatou o universitário.
Ainda nesta quarta-feira, o Poder Público divulgará novas medidas para o enfrentamento das queimadas e a minimização dos impactos da seca. As ações serão discutidas em nova reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, criado este ano.