Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O empresário e advogado Raul Canal publicou um vídeo nas redes sociais criticando o tamanho e o custo da máquina pública no Brasil. Segundo ele, o sistema político nacional é “inviável”, e o contribuinte paga um preço alto para sustentar o que chama de um governo “perdulário e corrupto”.
Raul faz uma espécie de radiografia da estrutura política do país, listando presidente, vice, senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores, além de milhares de assessores que trabalham para eles. Somando tudo, ele aponta um custo de cifras bilionárias.
“Você sabe por que o sistema político do Brasil é inviável? Porque as contas não fecham”, diz Canal no vídeo. O empresário destaca que o país tem 81 senadores, 513 deputados federais, 27 governadores, mais de 5,5 mil prefeitos e quase 59 mil vereadores, cada um com equipes e estruturas próprias.
“Cada deputado federal tem direito a 25 assessores, o que dá mais 12.805 assessores. Temos 26 mil assessores para deputados estaduais e mais de 600 mil assessores para os vereadores. Você sabe quanto custa isso? 248 mil reais por minuto, ou seja, 14.8 milhões de reais por hora ou 357 milhões de reais por dia, o que dá 10.8 bilhões por mês ou 130 bilhões de reais todos os anos”
Raul Canal, advogado
Além disso, Raul também lembra dos repasses públicos para os partidos. “A cada ano é mais R$ 1 bilhão de fundo partidário e, a cada dois anos, R$ 5 bilhões de fundo eleitoral. Realmente, a conta não fecha”, concluiu.











