Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os bailes conhecidos como “adegas” têm atraído muitos jovens na noite manauara. Esses encontros reúnem várias pessoas e viralizam com vídeos nas redes sociais. No entanto, a falta de segurança e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade levantam preocupações sobre os riscos envolvidos nesses eventos.
Os encontros são realizados, geramente, nos finais de semana, e os locais escolhidos por esses grupos incluem praças, ruas e ambientes abertos. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com um dos organizadores desses eventos, que incluem “adegas” e “botecarias”.
“Geralmente, são as atrações que atraem as pessoas. Tocam bandas de forró e funk, o tratamento que as pessoas recebem, encontrar os amigos e o ambiente agradável. Além disso, o preço acessível das bebidas é um fator importante. A divulgação acontece em grupos de whatsApp, instagram, story, ou às vezes pelo TikTok”, afirmou Denilson Almeida, um dos organizadores desses encontros.
Leia mais: Vídeo: Alunos são gravados fazendo ‘desafio do desmaio’ em escola estadual de Manaus
De acordo com os organizadores, a faixa etária das pessoas que frequentam esses locais variam entre 18 e 30 anos. “É um público mais jovem que frequenta os eventos, porém muitas vezes não tem como controlar a entrada de menores que aparecem por lá”, disse o promotor de eventos.
Uma frequentadora destacou ao riosdenoticias.com.br a falta de presença policial e violências durante as festas. Ela relatou também um tiroteio em um desses encontros.
“Em relação à segurança desses eventos, eu não costumo ver polícia, nem viatura. Quando vejo, é bem raro, passa rápido e é isso. Já fui a um evento em que eu e meus amigos fomos avisados de um tiroteio. Foi muito assustador, inclusive tivemos que nos esconder porque achávamos que era um atentado, mas era um tiroteio entre pessoas de facções rivais de um bairro aqui de Manaus”, ressaltou Lídia Araújo.
‘Copão’
O “copão” se tornou um drink famoso nos bailes de Manaus, estando presente em praticamente todos os encontros. Esses drinks, que variam em cores vibrantes e sabores, são altamente procurados pelos frequentadores.
“As pessoas procuram bastante os copões. Os drinks são de frutas e têm gelos. A praticidade também atrai, porque já vem pronto. A pessoa só chega, compra e leva”, comentou Adriely Barreiros, proprietária de um bar localizado na zona Norte.
No entanto, é importante ressaltar que esses bailes, sendo realizados em locais abertos e com grande circulação de pessoas, podem atrair a presença de menores de idade, o que levanta preocupações sobre o consumo inadequado de bebidas alcoólicas.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) para saber como o policiamento tem atuado nesses encontros e como tem sido feito o controle da presença de menores, além do consumo de bebidas alcoólicas. Até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto.