Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um acompanhante de paciente denunciou a falta de atendimento médico e possível negligência no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro São Raimundo, na zona Oeste de Manaus, nesta quarta-feira, 28/1.
Segundo relatos, a alta demanda de pacientes e a escassez de profissionais em atendimento têm provocado transtornos na unidade.
De acordo com a denúncia, apesar da informação de que quatro médicos estariam de plantão, apenas uma pediatra realizava atendimentos no momento, enquanto dezenas de pacientes aguardavam na recepção, muitos desde as primeiras horas da manhã.
Leia também: Fim da baliza no exame da CNH pode impactar formação de novos condutores, alerta especialista
O acompanhante, que preferiu não se identificar, afirmou que os pacientes passaram normalmente pela recepção e pela triagem e foram direcionados para consulta médica. No entanto, ao chegarem à área de atendimento, os consultórios estavam sem médicos.
Imagens enviadas ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS mostram várias pessoas na fila de espera, algumas apresentando sintomas de doenças respiratórias, aguardando por atendimento.
Ausência de profissionais
Segundo o denunciante, a situação se estendeu por horas sem qualquer explicação por parte da unidade de saúde sobre a ausência dos profissionais. Ele relatou que chegou ao local por volta das 7h, acompanhando uma paciente com tosse intensa e dores nas costas.

Mesmo diante do quadro, o atendimento só ocorreu porque uma pediatra assumiu a consulta, apesar de a paciente não fazer parte do público atendido pela especialidade.
Após a consulta, a paciente realizou exames, retornou ao consultório, recebeu prescrição médica e foi medicada ainda na unidade. Apesar disso, o acompanhante destacou que o cenário de superlotação e falta de médicos persistia.
Ainda segundo a testemunha, por volta das 10h, pacientes que estavam no local desde o início da manhã continuavam sem atendimento médico. Ele afirmou também que nenhum profissional da unidade prestou esclarecimentos sobre os transtornos.
“Desde as 7h estamos aguardando”, relatou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Amazonas para obter esclarecimentos sobre as denúncias e aguarda retorno.
Unidade de emergência
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) funciona como uma unidade de urgência e emergência de baixa e média complexidade, com o objetivo de estabilizar quadros clínicos agudos.
O serviço realiza atendimentos traumáticos, ortopédicos e odontológicos, além de procedimentos como suturas, drenagens e observação de pacientes por até 24 horas.






