Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O cenário político local amanheceu “agitado” com a repercussão de um vídeo publicado pelo site Metrópoles nesta quinta-feira, 14/3, que traz a denúncia de suspeita de corrupção na Comunicação da Prefeitura de Manaus.
No vídeo, um homem identificado como motorista de Elson Santos, proprietário do portal “O Abutre”, recebe dinheiro em espécie na sede da Prefeitura de Manaus, localizada na zona Oeste da cidade.
O homem que recebe o dinheiro filma todo o seu percurso dentro da Prefeitura, desde a entrada no elevador até chegar a Secretaria Municipal de Comunicação, onde identifica para uma funcionária do órgão qual portal ele representa: “O Abutre”.
Após receber uma sacola lacrada, o motorista se encaminha ao banheiro e verifica o recebimento de um envelope com três maços de dinheiro em notas de 50 e 100 reais.
Diante da repercussão da publicação, políticos se manifestaram nas redes sociais. O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) afirmou que irá pedir a prisão do secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus.
“Irei pedir a prisão a prisão do Secretário Municipal de Comunicação, Israel Comte, após as denúncias publicadas nessa manhã pelo portal Metropoles, de pagamento em dinheiro para um portal de notícias de Manaus na sede da Semcom”, escreveu o político.
A empresária e pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo partido Novo, Maria do Carmo Seffair, lembrou que o portal “O Abutre” lançou, recentemente, denúncias caluniosas contra ela e o trabalho desenvolvido por sua família, cobrando respostas da gestão municipal.
“Eu ajuizei uma ação pelos absurdos que publicou […] eles diminuem o trabalho de portais sérios, de profissionais sérios. Ficam tentando atacar as pessoas sérias, atacar a reputação das pessoas. O Ministério Público e a Prefeitura [de Manaus] tem o dever de se manifestar a respeito”, ressaltou Maria do Carmo.
O vereador Capitão Carpê (Republicanos) também se manifestou sobre o flagra: “Como sempre denunciei aqui, a Prefeitura de Manaus supostamente paga diversos portais para falar bem do prefeito e difamar quem contraria os interesses dessa gestão”, afirmou.
O que dizem os envolvidos
Em resposta ao site Metrópoles, o proprietário do portal “O Abutre”, Elson Santos, confirmou que o homem é seu funcionário, mas que não sabia da entrega do dinheiro. “Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”, disse.
Já a Secretaria Municipal de Comunicação informou que “iniciará uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”, afirmou o órgão ao site Metrópoles.






