Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um rompimento duplo de um cabo de fibra óptica atingiu as rotas do linhão entre o Amazonas, Pará e Rondônia (BR-319), resultando em oscilação do sinal de internet nos Estados do Amazonas, Amapá e Roraima. A informação foi divulgada pelo perfil do Instagram Isto É Roraima neste sábado, 17/2. Na capital amazonense, diversas pessoas reclamam da falta de sinal.
O apagão repentino deixou os usuários destas regiões sem conexão, e as causas ainda não foram identificadas. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS buscou informações com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sem sucesso até o momento, enquanto internautas sugeriram um possível rompimento na BR 319, aguardando confirmação oficial.
Segundo informações, o rompimento também se estendeu de Canutama a Humaitá, e aumentou o risco de uma crise de conectividade, com 44,58% de isolamento do backbone IP (ligações centrais) na região.
Com isso, toda os três Estados enfrentam problemas de conexão de internet, com relatos de oscilação tanto na banda larga como também nos dados móveis. O impacto é sentido em residências e empresas. Não há previsão para o restabelecimento dos serviços.
Residentes e empresas enfrentam dificuldades significativas, dependendo da internet para atividades diárias e operações comerciais. Com a incerteza sobre a extensão dos danos e sem previsão para o restabelecimento dos serviços, a situação causa preocupação generalizada entre os afetados.






